O cuidado com os alimentos

sexta-feira, 30 de julho de 2010


O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, William Waissmann, coordenou um estudo sobre doenças transmitidas por alimentos (DTA), pensando nas pessoas mais atingidas por elas. Foi constatado, por exemplo, que 82,1% dos entrevistados não conferiam etiquetas, composição, data de validade e origem dos alimentos.

Este estudo deu origem ao site Cuidar dos alimentos. Voltado principalmente para o ambiente doméstico, funciona como um guia para orientar nos cuidados a serem adotados para obter um alimento seguro e saudável.

A página traz duas seções: uma para crianças, com “curiosidades”, “links legais” e “vídeos”, e outra para adultos e adolescentes, com instruções que vão desde as compras até o preparo da comida. Há dicas também para grupos especiais, como gestantes e idosos.

Fonte: Agência FAPESP, 19/03/09

Biblioteca Mário de Andrade Circulante

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Circulante é uma área com acesso livre ao acervo, destinada à leitura, pesquisa e empréstimo, com cerca de 40 mil exemplares. Recém-inaugurada no prédio principal da Biblioteca Mário de Andrade, conta com área de convivência para consulta a revistas e jornais correntes e realização de eventos culturais.

Dentre as coleções, destaca-se a Coleção São Paulo, composta por materiais audiovisuais e bibliográficos sobre a cidade de São Paulo, com ênfase em sua história, arquitetura e urbanismo, linguajar paulistano, indicadores e análises socioeconômicas e culturais, entre outros.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 20h30, e aos sábados, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Para realizar empréstimos é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante atual de residência.

O catálogo pode ser acessado localmente, nos terminais de consulta, ou pelo site http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/.

Biblioteca Mário de Andrade Circulante
Av. São Luis, 235 (próxima à Estação Anhangabaú do Metrô)
Contato: (11) 3256-5270
E-mail: circbma@prefeitura.sp.gov.br
Site: http://www.bma.sp.gov.br/























O ator Pascoal da Conceição homenageou o patrono da Biblioteca

“Grandes Epidemias” e “O vírus H1N1 na mira da ciência”

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Instituto Butantan oferece exposições e atividades para você aproveitar bem suas férias de julho. Além das mostras Grandes Epidemias e O vírus H1N1 na mira da ciência, o Instituto também traz a atividade Mão na cobra só no Butantan, cujo objetivo é diminuir a repulsa que as pessoas sentem por esse animal e assim ajudar em sua preservação.

Os Museus de Microbiologia, Histórico e Biológico podem ser incluídos no passeio.

Local: Avenida Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo, SP

Horário: das 9h às 16h30. A bilheteria funciona das 8h45 às 16h45.
A atividade Mão na cobra só no Butantan é gratuita e é realizada somente às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30.

Ingressos: R$ 6,00
Crianças até 07 anos, pessoas com mais de 60 e portadores de necessidades especiais têm entrada franca.
Estudantes com identificação pagam R$ 2,50.

Para maiores informações, ligue: (11) 3726-7222 ramais: 2063 / 2264.


Batente

terça-feira, 13 de julho de 2010

Arte: Bactérias e Vírus de vidro

terça-feira, 6 de julho de 2010

O artista Luke Jerram faz vírus e bactérias virarem belas esculturas de vidro. O vírus do HIV, da gripe H1N1, entre outros, despertam a estranha sensação de se admirar a beleza de uma doença infecciosa com grande impacto na sociedade.

As peças, feitas com a colaboração de virologistas da Universidade de Bristol e especialistas na técnica de vidro soprado, compõem uma exposição na Galeria Heller de Nova Iorque, até 31 de julho de 2010. Se não der para ver pessoalmente, acesse:

Librarians Do Gaga

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Com áudio

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket