Desafio ecológico

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O vídeo abaixo, intitulado "Teste com seres humanos", apresenta a situação crítica com relação ao plástico no meio ambiente pela qual o planeta passa atualmente. O filme é canadense e está em francês, mas o teste, que mostra a reação das pessoas ao verem uma garrafa de plástico no chão, pode ser entendido sem o conhecimento dessa língua.



E você, pegaria a garrafa do chão?

Biblioteca da FSP/USP no Facebook

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


A gente se encontra lá!






Novos DVDs sobre Aedes aegypti e reforma sanitária brasileira

terça-feira, 23 de agosto de 2011




Novos vídeos estão sendo incorporados ao acervo da Biblioteca da FSP/USP. Confira alguns destaques:

O mundo macro e micro dos mosquitos Aedes aegypti para combatê-lo é preciso conhecê-lo (DVD 155)
Este vídeo enfatiza a morfologia do mosquito Aedes, acasalamento, ciclos de vida, dengue (prevenção e controle).

Aedes aegypti / Aedes albopictus uma ameaça nos trópicos (DVD 154)
Este vídeo mostra as diferenças básicas entre as duas espécies de mosquitos (distribuição geográfica, reprodução, hábitos alimentares, epidemiologia-Dengue, Febre Hemorrágica, Encefalite Japonesa etc.

Projeto memória: o Cebes na reforma sanitária (DVD 164)
A luta pela reforma sanitária brasileira (DVD 163)
Estes vídeos contêm depoimentos dos integrantes do Cebes - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde. Trata da Reforma Sanitária sob o ponto de vista político/histórico.

Localize-se: os DVDs ficam no andar térreo da Biblioteca; os novos livros encontram-se em exposição no 1º andar e os novos fascículos de periódicos no andar térreo, de 22/08 a 02/09.

Veja a lista completa das novidades no acervo (livros, DVDs e periódicos). 




Biblioteca recepciona alunos do curso de especialização em saúde pública

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Os novos alunos do Curso de Especialização Interdisciplinar em Saúde Pública visitaram hoje a Biblioteca, durante a aula da disciplina “Acesso e Uso da Informação Bibliográfica”.

Além de conhecer as instalações físicas os alunos foram orientados na localização dos documentos e acesso às informações nas bibliotecas virtuais da área da saúde.

Sejam bem-vindos!!!



Seminário sobre Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Neste evento, a ser realizado pelo Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, serão apresentados os resultados da pesquisa sobre o comportamento dos paulistanos em relação à aquisição, manutenção e descarte de eletroeletrônicos, além de discussão sobre a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o modelo de gestão dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos na União Europeia.


Data: 23 de agosto de 2011
Horário: das 09h às 18h
Local: Auditório João Yunes da FSP/USP
           Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo/SP


O Seminário será gratuito e as inscrições serão realizadas no dia do evento, a partir das 8h. Os participantes poderão trazer equipamentos elétricos e eletrônicos inservíveis; a cooperativa de reciclagem Coopermit disponibilizará um contêiner para a coleta do material.


 

Coleção de DVDs da Biblioteca: vários títulos na área da saúde

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


A Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública conta com um acervo composto por cerca de 80 DVDs de diversos temas, tais como: drogas, obesidade, doenças da infância, depressão, AIDS, dengue, saúde do idoso, tabagismo, amamentação, diabetes e outros assuntos de interesse geral.

Em sua grande maioria, trazem entrevistas com especialistas da área da saúde e esclarecem dúvidas sobre sintomas, diagnósticos, formas de contágio, todos destinados ao público em geral.

A coleção de DVDs está disponível para empréstimo aos usuários cadastrados na Biblioteca.





Novidades no acervo da Biblioteca – 08 a 22/08/11

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Destacamos os livros da antropóloga Mirian Goldenberg da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tratam de questões de gênero, imagem corporal, sexualidade e outros temas sobre a cultura brasileira na atualidade.

São eles:

Nu & vestido: dez antropólogos revelam
a cultura do corpo carioca
Localização na Biblioteca: 306 12



Infiel: notas de uma antropóloga
Localização na Biblioteca: 306.87 1



Intimidade
Localização na Biblioteca: 158.2 7





Noites de insônia: cartas de 
uma antropóloga a um 
jovem pesquisador
Localização na Biblioteca: 923 5


Por que homens e 
mulheres traem?
Localização na Biblioteca: 306.87 2


Toda mulher é 
meio Leila Diniz
Localização na Biblioteca: 927 1 2.ed.


Saúde reprodutiva, saúde da pessoa com deficiência, bioética, embalagens de alimentos, qualidade de vida e HIV/Aids também são alguns dos assuntos em destaque nesta exposição.

Os novos livros incorporados ao acervo da Biblioteca encontram-se em exposição no 1º andar e os novos fascículos de periódicos no andar térreo, de 08 a 22/08/11. Veja a lista completa das novidades no acervo.


Treinamentos para acesso à informação em saúde pública da Biblioteca da FSP/USP

terça-feira, 2 de agosto de 2011



Estão abertas as inscrições para os treinamentos para uso de bases de dados. Esses cursos são destinados a alunos, docentes, profissionais da área da saúde e demais inscritos na Biblioteca.

Conheça os cursos:

Treinamento Básico para Uso da Biblioteca/CIR
Apresenta recursos de busca nos catálogos da Biblioteca, produtos e serviços, além de visita monitorada às instalações físicas.

DEDALUS/Revistas e Livros Eletrônicos
Demonstra os recursos para busca no DEDALUS - Banco de dados bibliográficos da USP- com exercícios práticos; apresenta o SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP) e sua coleção de revistas e livros eletrônicos.

Biblioteca Virtual em Saúde Pública/LILACS/SciELO
Capacita os usuários para acesso e uso da Biblioteca Virtual em Saúde Pública (BVS-SP), incluindo as bases de dados LILACS e MEDLINE (BIREME) e os periódicos eletrônicos da SciELO (Scientific Electronic Library Online).

PubMed/MEDLINE
Capacita os usuários para acesso e uso da base PubMed (inclui MEDLINE) pela interface da National Library of Medicine. Consulte pré-requisitos.

EndNote Web
Demonstra as principais funcionalidades do gerenciador de referências bibliográficas - coleta, organização e gerenciamento de registros - e o uso integrado do software com um editor de texto. Consulte pré-requisito.


Maiores informações:
Biblioteca/CIR - Serviço de Acesso à Informação
Tel: (11) 3061-7760 ou 7137

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket