Novidades no acervo da Biblioteca – 27/08 a 06/09/2012

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

“Un nuevo Mundo Feliz: la precariedad del trabajo en la era de la globalización”



Nesse curioso livro de 1999, Ulrich Beck, sociólogo alemão, professor da Universidade de Munique e da London School of Economics, fala da “brasileiração” do Ocidente.

Ele afirma que o futuro do trabalho na Europa já se pode ver materializado no Brasil onde, em bem poucos anos, apenas um a cada dois empregados terá trabalho fixo e turno completo. A outra metade trabalhará em condições precárias.

Beck não vê isso como um cenário negativo, mas como uma oportunidade, pois sustenta que precisamos de um novo modelo social e que a sociedade civil precisa se comprometer e lutar por um novo mundo: mais feliz.

Em resumo, ao ver dele, o mercado de trabalho europeu se aproximava do nosso, com a precariedade do vínculo empregatício, o que colocava a democracia em perigo. Resta saber se o cenário e a hipótese são os mesmos após a crise econômica de 2008...

Leia esse e outros livros do mesmo autor que a biblioteca acaba de adquirir:
  • La mirada cosmopolita o la guerra es la paz.
  • La sociedad del riesgo mundial: en busca de la seguridad perdida.
  • Poder y contrapoder en la era global: la nueva economía política mundial.
  • Generación global.
  • La Europa cosmopolita: sociedad y pol¡tica en la segunda modernidad.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no 1º andar da Biblioteca.

Plágio e integridade acadêmica no ensino superior

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Sistema de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP) realiza o evento “Promovendo e discutindo a integridade acadêmica - plágio no ensino superior”, em parceria com a organização britânica Plagiarism Advice, no dia 20/09/12, no auditório da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE).

O evento, que tem patrocínio da iParadigms LLC, empresa que desenvolve a ferramenta de prevenção do plágio Turnitin, tem como objetivo criar oportunidades para compartilhamento de ideias e experiências entre professores, alunos e outros profissionais que trabalham pelo incremento da integridade acadêmica e na prevenção ao plágio.

Programação:

Introdução – Alice Lupton, account manager da iParadigms Europe.

Apresentação – Ricardo Bacelar, professor e advogado na área de Direito Empresarial e Propriedade Intelectual e autor do documento Os direitos autorais e o combate ao plágio no Ensino Brasileiro.

Apresentação – Ana Horsch, representante do software antiplágio Turnitin.

Apresentação – Marcelo Krokoscz, professor da FECAP e autor do livro Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. Juntamente com um representante da FEA-USP enfocará os resultados da pesquisa Plágio e atitudes dos alunos.

Evento “Promovendo e discutindo a integridade acadêmica - plágio no ensino superior”

Público-alvo: Estudantes, professores, pesquisadores, editores e bibliotecários.

Data: 20/09/12

Horário: 13h às 17h

Local: Auditório da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), Av. Prof. Mello de Morais, 65, Cidade Universitária, São Paulo (SP)

Inscrições: http://plagiobr.eventbrite.com

Mais informações: (11) 3091-1560

LIS - Localizador de Informações em Saúde

terça-feira, 21 de agosto de 2012


O LIS-SP é uma fonte de informação da Biblioteca Virtual em Saúde Pública - BVS, com sites relevantes da Internet selecionados segundo critérios de qualidade e pertinência. Descreve o conteúdo desses sites e oferece os respectivos endereços eletrônicos.

No LIS-SP você encontra notícias referentes a área da saúde, de interesse do grande público, textos veiculados apenas na Internet para atender a uma demanda de emergência, como situação da dengue, seu enfrentamento e prevenção, calendários de imunização, alerta para temas atuais em saúde como obesidade infantil, atividade física, meio ambiente, saúde do viajante, legislação, sites de instituições e ONGs ligadas à área, entre outros.

A busca é simples e fácil, podendo também ser feita através dos grandes temas em que as matérias estão agrupadas no site.

LIS –  Sites em Saúde Pública: http://saudepublica.bvs.br/lis-Regional ou a partir do site da Biblioteca.

Parceria USP-BioMed Central gera desconto para publicação de artigo

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Universidade de São Paulo tornou-se parceira da BioMed Central - casa publicadora que mantém um conjunto de periódicos de alto fator de impacto. É uma iniciativa da British Library com o BioMed Central Group, parte da Springer Science+Business Media, que oferece 243 periódicos de acesso aberto.

Tal parceria beneficiará a USP de duas maneiras:

(1) Os autores da USP terão 25% de desconto para a publicação de seus artigos em qualquer revista da Biomed Central; o preço do artigo varia de revista para revista.

(2) O SIBiUSP – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP receberá a transferência do texto completo publicado por todo e qualquer pesquisador da casa e respectivos metadados, para a Biblioteca Digital de Produção Intelectual, no prazo de 24 horas da publicação - isto será feito sempre que um artigo novo da USP é publicado.

O endereço para acesso ao BioMed Central é http://www.BioMedCentral.com onde está disponível um tutorial para submissão de artigos. O período de assinatura é de julho de 2012 a junho de 2013.

Os autores USP serão reconhecidos pelo IP da Instituição (incluindo o acesso por VPN) ou, pelo e-mail institucional (@usp.br ).

Eventuais dúvidas podem ser enviadas à Sra. Natalia Timiraos (Natalia.Timiraos@biomedcentral.com)

Fonte: email do DT/SIBiUSP, 16/08/12

Novos micros na Biblioteca: acesso facilitado à informação

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

É preocupação constante da Biblioteca manter o parque tecnológico atualizado. Hoje a USP coloca à disposição de sua comunidade mais de 22 mil títulos de revistas científicas, livros eletrônicos (e-books), além de acesso a bases de dados científicas de diversas áreas do conhecimento.

A Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública acabou de receber do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) 21 novos micros com monitores LED de 20 polegadas, para o público e sala de treinamento. Estes micros atendem às atuais necessidades de busca dos recursos informacionais disponíveis na Universidade.

Numa próxima fase serão substituídos os demais micros de consulta e dos funcionários do primeiro andar da Biblioteca.

Esperamos que gostem da novidade!




Novidades no acervo da Biblioteca – 13 a 25/08/12

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

“Inteligência da complexidade: epistemologia e pragmática”


O que é a inteligência da complexidade? Segundo os autores, "é em primeiro lugar uma inteligência capaz de compreender que o conhecimento isola os objectos uns dos outros, as disciplinas umas das outras, não chega mais longe do que a uma inteligibilidade restrita e mutilada. É uma inteligência apta a ligar uns aos outros dados, informações e conhecimentos separados. É uma inteligência que sabe que a inteligência do real não é um reflexo da realidade, mas uma tradução / reconstrução dessa realidade a partir de um espírito / cérebro humano. É uma inteligência que necessita de uma inteligência da inteligência, logo, de uma epistemologia”. E mais, “essa inteligência que liga deve saber ligar o conhecimento e a acção e, no segundo grau, o epistémico à pragmática”. (p. 13-14)

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no 1º andar da Biblioteca.

Exposição "Conhecimento: Custódia e Acesso" na 22ª Bienal Internacional do Livro

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Romero Britto em Exposição Gratuita no Espaço Cultural HU

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Obras recentes do artista pernambucano Romero Britto, radicado nos Estados Unidos, compõem a mostra, aberta ao público no dia 7 de agosto, no Espaço Cultural do Hospital Universitário na USP, em comemoração aos 31 anos da instituição. O artista é conhecido internacionalmente por utilizar formas geométricas e cores vibrantes em suas obras.

A exposição terá 35 quadros, entre peças de acrílico sobre tela, esculturas, gravuras, pôsteres e giclês, segundo o curador Antonio Carlos Cavalcanti Filho.

Inusitada, polêmica, badalada. Adjetivos não faltam para classificar a obra de Romero Britto, referência internacional do cubismo. As criações do brasileiro combinam elementos do cubismo, da arte pop e do grafite. “Seu trabalho se identifica com os ícones do pop art Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Keith Haring e tem influências das vanguardas do cubismo histórico de Pablo Picasso, Joan Miró e Henri Matisse”, diz Roberta Britto, representante oficial do trabalho do artista.

Para a superintendente do HU, professora doutora Sandra Grisi, poder expor as obras de Romero Britto no Espaço Cultural HU é uma conquista do projeto Arte Cura, trazida por Ivald Granato, presidente do Grupo G-Onze. “A arte de Romero Britto vem de encontro ao projeto idealizado por Ivald Granato para o hospital, pois ele intitula sua obra como Arte da Cura. A arte tem importante função de auxílio terapêutico e, cada vez mais os serviços de saúde abrem suas portas para atividades artísticas, resultando em um ambiente humanizado e promovendo bem-estar para pacientes e para quem trabalha com doenças”, explica a professora Sandra.

Artista do retrato da infanta Leonor e dos Reis Juan Carlos e Sofía, Britto realizou interpretações de figuras políticas, da nobreza e artistas. O brasileiro também criou o monumento The big apple, que simboliza a cidade de Nova York no aeroporto John F. Kennedy e recriou a pirâmide de Gisé em plenário no Hyde Park em Londres.

Os interessados podem visitar a mostra até o dia 6 de setembro, sempre de segunda a sábado, com entrada gratuita. O Espaço Cultural fica aberto das 8 às 19 horas (Av. Dr. Lineu Prestes, 2.565 – Cidade Universitária – São Paulo).

Informações:
Tel.: (11) 3091-9475

Fonte: Assessoria de Comunicação do HU - Tels. (11) 5090-0590 / 5093-0226

Novidades no acervo da Biblioteca - 30/07 a 11/08/12

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

“O veredicto final” e “A sustentabilidade sociambiental”


 
Texto Completo               Ver Sumário


Esta exposição apresenta uma publicação interessante “O veredicto final”, com trechos do processo Estados Unidos x Philip Morris, em que o Estado americano acusa os fabricantes de cigarro de fraude, deixando claro, sem qualquer dúvida, sobre quem está por trás da epidemia global de tabagismo.

Outro destaque é a publicação “A sustentabilidade socioambiental: diversidade e cooperação”, sétimo volume da coletânea de dissertações e teses do PROCAM – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. São quatorze textos que percebem no desenvolvimento socioambiental um caminho para atingir a sustentabilidade, caracterizando um retrato da evolução da discussão ambiental.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no 1º andar da Biblioteca.

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket