O livro está mais vivo do que nunca

terça-feira, 25 de setembro de 2012


O historiador Robert Darnton, Diretor da Biblioteca da Universidade de Harvard, foi o entrevistado do programa Roda Viva da TV Cultura, exibido no dia 24/09/12. Darnton é o autor da obra “A questão dos livros”, que aborda os temores sobre “a morte dos livros” e outras questões pertinentes à era digital em que vivemos (localização no acervo: 025.04 9).

Exposição de novos livros e revistas científicas

Os novos fascículos de revistas científicas, livros e teses incorporados ao acervo encontram-se no térreo da Biblioteca. Se preferir, acompanhe as novidades do acervo por meio de nosso informativo quinzenal on-line.





Acesso gratuito a e-books

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Livros eletrônicos em diversas áreas do conhecimento são disponibilizados à comunidade USP e usuários das bibliotecas por meio da SIBiNet. Essa base de livros conta com mais de 250.000 itens. Para acessá-los é preciso utilizar um computador conectado à rede USP ou VPN (Rede Virtual Privada).

Títulos da bibliografia de disciplinas da FSP e de interesse para a área de nutrição e saúde estão disponíveis para consulta, dentre eles: a versão em inglês de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença, de Shils ME; The Nutrition Transition: Diet and Disease in the Developing World, Caballero B, Popkins BM, editors, e Diet and Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases, WHO.

Novidades no acervo da Biblioteca – 10 a 22/09/2012

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Gestão de natureza pública e sustentabilidade


Refutando os modismos que tentem a confinar o termo sustentabilidade a políticas e programas simplistas e imediatistas, a obra parte do pressuposto de que o desenvolvimento em bases sustentáveis demanda novos modelos de gestão pública, ancorados em diferentes referenciais teóricos e metodológicos e novas racionalidades, orientadas por visões sistêmicas críticas e complexas.

O livro, da Coleção Ambiental, coordenada pelo professor Arlindo Philippi Jr, , postula que a participação da sociedade na gestão de natureza pública da sustentabilidade deve configurar-se como condição interna de ação e elaboração dos princípios e diretrizes norteadores de um desenvolvimento de fato sustentável.

Para tanto, ao longo de 35 capítulos – produzidos por 61 pesquisadores de diversas instituições acadêmicas – são identificadas soluções para problemas reais, a partir de perspectivas multi e interdisciplinares que levam em conta as demandas sociais, econômicas, ambientais, culturais e territoriais, consideradas como demandas indissociáveis dos sistemas ecológicos.



A saúde no Brasil em 2030


Primeira etapa do projeto Saúde Brasil 2030, cujo principal objetivo é a formação de uma rede permanente de conhecimento no campo da saúde, o livro percorre os temas mais relevantes para o futuro do sistema de saúde brasileiro, tendo como ano de referência 2030. Organizados em blocos, esses temas permitem o desenvolvimento do exercício prospectivo e, ao mesmo tempo, a identificação das lacunas do conhecimento.

Ancorando-se na metodologia da prospecção estratégica, a obra norteará a formação de redes de conhecimento, que se dará nas próximas etapas do projeto. Editado pela Fundação Oswaldo Cruz, o livro é uma contribuição ao debate e formulação de políticas públicas em saúde, educação, ciência e tecnologia e inovação.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no 1º andar da Biblioteca.

Curiosidade sobre o Hino Nacional Brasileiro

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Hino Nacional Brasileiro nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje. A parte introdutória do hino, que atualmente é apenas instrumental, possuía uma letra. Pois é! Assista ao vídeo da Sra. Ana Arcanjo para saber mais detalhes sobre essa história e ouvi-la cantando a tão pouco conhecida letra da introdução.

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket