III Workshop de Capacitação – Web of Science & Journal Citation Reports

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Data: 06 de novembro de 2012

Local: Auditório I do Instituto de Física da USP
Rua do Matão Travessa R, nº. 187
Cidade Universitária – São Paulo - SP

Ministrante: Deborah Dias (Thomson Reuters)

Vagas limitadas: 115

Preencha o formulário de pré-inscrição no link: http://bit.ly/WoS_JCR_SP_2012, que estará disponível até o dia 30 de outubro de 2012 ou preenchimento total das vagas.

Agenda:

09:00 - 09:30 - Recepção e Abertura

09:30 - 10:30 - ISI Web of Science, Índice H (Selecione os melhores artigos e autores para sua pesquisa)

10:30 - 10:45 - Coffee-break

10:45 - 12:00 - ResearcherID, EndNote Web (Gerencie citações e referências enquanto redige seu paper)

12:00 - 13:30 – Almoço

13:30 - 15:00 - Journal Citation Reports - fator de impacto e outros índices (Selecione a melhor revista para publicar)

15:00 - 15:15 - Coffee-break

15:15 - 16:30 - Mapa de citações - (Conheça os indicadores da ciência no Brasil)


Plus - Critérios para inclusão de periódicos no ISI Web of Science

Novidades no acervo da Biblioteca – 22/10 a 01/11/12

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dos micróbios aos mosquitos –
a febre amarela e a revolução pasteuriana no Brasil


Articulando recentes avanços da história, da filosofia e da antropologia da ciência, a obra faz um resgate da trajetória de Domingos Freire. Pesquisador das ciências biomédicas nas últimas décadas do século XVIII e professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Freire chegou a desenvolver uma vacina contra a febre amarela, tornando-se um dos mais destacados médicos de sua época. Mas, ao contrário dos seus contemporâneos ilustres, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Adolfo Lutz, Freire caiu no ostracismo.

Para o autor do livro, o historiador Jaime Larry Benchimol, atualmente editor da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, além de recuperar a profícua obra de Freire, Dos micróbios aos mosquitos desvela a complexa rede de pesquisa que começava, então, a unir os cientistas brasileiros. A narrativa original permite ao leitor conhecer o modo pelo qual estes pesquisadores se organizavam e geriam suas academias e práticas, tecendo a trama de forças sociais mais amplas em favor de suas pesquisas. Ao mesmo tempo, o livro permite ao leitor conhecer as idéias, hipóteses, teorias e técnicas que esses pioneiros da ciência punham em circulação.

Finalmente, pela obra de Benchimol é possível ver de modo diferente o processo pelo qual a “ciência moderna” se tornou, no Brasil, a um só tempo, “ciência” e “moderna”.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

QR Code. Você sabe o que é?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Quick Response Code ou QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos celulares com câmera. Após a decodificação, por meio de programas baixados nos celulares, o código passa a ser um link, texto, número de celular, dados de contato.

O QR Code pode ser usado em brincadeiras de caça ao tesouro, convites de festas, divulgação de sites, pôsteres apresentados em congressos para divulgação de projetos... é só usar a sua criatividade.



A partir de agora, você verá QR Codes na Biblioteca/CIR também. Eles estarão na divulgação dos nossos produtos e serviços, tais como as novidades do acervo, calendário do programa educativo, em destaques do Blog, guias e tutoriais etc.

Instale o aplicativo para ler QR Codes e fique a par das novidades!

De 23 a 26/10/12 haverá demonstração sobre o QR Code, às 15h, na entrada da Biblioteca.

Saiba mais:

- Educational uses of QR codes (Duke University, 23/11/2010)

- “A magia chamada QR Code”(Programa Olhar Digital, 21/06/09)

Base Lilacs – Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe em Ciências da Saúde

terça-feira, 16 de outubro de 2012


Uma das bases de dados mais importantes para a área da saúde pública na América Latina e Caribe. Ela é utilizada por pesquisadores e estudantes que buscam referências de publicações sobre os mais variados assuntos que compõem a área da saúde.

O portal Lilacs foi reformulado no ano passado em comemoração ao seu aniversário de 25 anos. Nele você pode consultar a seção “Como pesquisar” com tutoriais “Iniciando pesquisa na LILACS”, “Conhecendo os recursos de pesquisa” e “Explorando os campos de pesquisa”.




A BIREME é a responsável pela base e sua construção e manutenção é feita por uma rede de colaboradores, sendo que nossa Biblioteca é um deles.

Para conhecer mais sobre a Lilacs e seus recursos de busca participe do Curso Informação em Saúde/LILACS oferecido pelo Programa Educativo da Biblioteca. 


Novidades no acervo da Biblioteca – 08 a 20/10/2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

“Estudos de filosofia e história das ciências biomédicas”



Um diálogo entre as ciências humanas e as biomédicas. Esse é o fio condutor da obra, que afirma a necessidade de uma estreita relação entre a ciência atual, a filosofia e a história das ciências para a melhor compreensão e desenvolvimento do conhecimento dos seres vivos.

Organizado pelas professoras Marisa Russo e Sandra Caponi, o livro está inserido na tradição dos estudos que conciliam o trabalho de pesquisa científica e a reflexão filosófica e epistemológica sobre a ciência não apenas como geradora de conhecimento, mas também como prática sociaL, atual e histórica. Sob essa perspectiva, a obra expõe alguns dos principais debates contemporâneos em torno da filosofia, da história e da biomedicina, objetivando encontrar um modo de expressão de coexistência e cooperação para o conhecimento do ser vivo.

Composto por um conjunto de textos que discutem a ciência a partir do século XVII, quando a ciência moderna é instaurada como tal, o livro percorre o caminho histórico e filosófico do conhecimento, servindo como ponto de reflexão sobre as várias maneiras de interpretar, elaborar conceitos e construir relações sobre o ser vivo. Multifacetados no que diz respeito ao estilo e engajamento dos autores, os textos apresentam diferentes metodologias e visões, mas apresentam-se complementares, formando um amplo painel sobre a história e a filosofia da biomedicina.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

Na Rota da Reciclagem

quinta-feira, 4 de outubro de 2012





O site Rota da Reciclagem da Tetra Pak apresenta um jeito simples de encontrar pontos para entrega de embalagens longa vida a serem recicladas. Digite o endereço na caixa de busca e clique em “Buscar no Mapa” que aparecerão os postos mais próximos a esse local.

No mapa há três ícones diferentes, indicando: PEVs (pontos de entrega voluntária), cooperativas e comércios. Todos estes recebem, além de embalagens longa vida, outros tipos de materiais recicláveis também.

A página traz ainda informações sobre o ciclo de vida de uma embalagem longa vida, desde a matéria-prima até o momento da reciclagem.

Se você conhece algum ponto de coleta seletiva que não esteja no mapa, pode enviar as informações pelo site para que seja incluído na rota.

Recicle e repasse essa ideia!

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket