Novidades no acervo da Biblioteca - 22/07 a 02/08/13

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Direito sanitário


Com o subtítulo Oportuna discussão via coletânea de textos do blog Direito Sanitário: Saúde e Cidadania, o livro reúne textos de estudiosos do campo e de diferentes sujeitos sociais envolvidos com o tema. Com um modelo editorial inovador, a obra traz 108 artigos – e a maioria dos comentários feitos por internautas – postados no blog Direito Sanitário: Saúde e Cidadania, ao longo dos seus três primeiros anos de existência.

Um dos mais importantes fóruns de discussão em torno do direito sanitário, o blog DS é um importante instrumento estratégico de promoção do debate e avanço de teses em torno do direito sanitário em sua articulação com o Sistema Único de Saúde, contribuindo decisivamente para a divulgação desse campo teórico, que se configura na confluência do pensamento jurídico com o pensamento sanitário. Nesse sentido, o livro é mais um instrumento de compartilhamento e divulgação de saberes de um ainda novo campo do conhecimento, em pleno processo de construção.

Organizado pelo professor Neilton Araujo de Oliveira, diretor adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e um dos articuladores da Rede Direito Sanitário – Saúde e Cidadania (REDE DS), o livro supre uma grande lacuna editorial. E mais: abre novos horizontes para o debate contemporâneo do direito sanitário com foco na saúde como direito à cidadania, tendo o SUS como a expressão desse direito.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.



Saúde nas Américas: panorama regional e perfil de países

terça-feira, 16 de julho de 2013



A cada cinco anos a Organização Pan-Americana da Saúde divulga uma publicação destinada a tratar da atual situação da saúde na Região das Américas, seus determinantes, tendências, avanços e desafios. Nessa publicação são feitas análises que englobam os contextos políticos, econômicos e sociais com a finalidade de refletir sobre os desafios e debater formas de superá-los.

Alguns pontos destacam-se nesta edição, como por exemplo: a diminuição na taxa de fecundidade (de 2,3 para 2,1 filhos por mulher) e o aumento da expectativa de vida (de 74,8 para 76,2 anos em média) entre 2005 e 2010; redução das doenças infecciosas e maior registro de casos de doenças crônicas não transmissíveis.

Saúde nas Américas, edição de 2012, encontra-se disponível em PDF no site da Organização Pan-Americana da Saúde. Também é possível ter acesso a edições anteriores lá.


Novidades no acervo da Biblioteca - 10 a 19/07/13

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vigilância em saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde – teorias e práticas



Relato do processo de construção do sistema de vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) no âmbito do Sistema Único de Saúde, ao longo dos últimos 20 anos, o livro apresenta densas reflexões teóricas e institucionais sobre a área. Marco da mudança do paradigma assistencial para o da atenção à saúde, a VISAT, ao incorporar as dimensões social, histórica e técnica do campo da saúde, representa ao mesmo tempo um desafio conceitual e prático para estudiosos, gestores e profissionais.

Tendo em perspectiva a complexidade da área da saúde do trabalhador e sua heterogeneidade disciplinar – que demanda saberes, instrumentos e práticas que permitam a investigação e intervenções nas relações e ambientes de trabalho – a obra é dividida em duas partes. A primeira (“Teorias e conceitos da vigilância em saúde do trabalhador”) é formada por sete capítulos que abordam aspectos teóricos e conceituais do campo. A segunda parte (“Experiências de vigilância em saúde do trabalhador”) apresenta as principais iniciativas práticas adotadas no Brasil.

Escrito por 37 pesquisadores da área, entre os quais o professor Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública – um dos autores do capítulo “Vigilância e prevenção de acidentes de trabalho: reflexões e práticas do Sivat Piracicaba-SP” – o livro demonstra o estado da arte atual da saúde do trabalhador no país. Voltada para acadêmicos, gestores, profissionais e estudantes, a publicação permite a aproximação com o atual modelo de vigilância em saúde do trabalhador, projetando a possibilidade de construção de um novo, mais colaborativo e integrado.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

Resultado do sorteio de livros – Mês de junho

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de junho:

- BRUNA DIAS ALONSO
- EMI IGARASHI TAHARA

Parabéns aos contemplados!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket