Palestra "Open Access: globalizing science in the right way"

quinta-feira, 29 de maio de 2014

A Organização do 11th CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo (USP), convidam para o a palestra:

"Open Access: globalizing science in the right way" (com tradução simultânea)

Palestrante: Prof. Dr. Jean-Claude Guédon, Montreal University, Canada
Moderador: Prof. Dr. Armando Malheiro, University of Porto, Portugal
Debatedor: André Serradas, Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo

Data: 30.05.2014
Horário: 9h-10h30
Local: FEA – Auditorio FEA 5
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 Cidade Universitária

Inscrições: Não é necessário inscrição. Apresentar identificação (RG ou Carteira USP).

Nova plataforma para Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos no Portal de Periódicos – CAPES

quinta-feira, 22 de maio de 2014


A CAPES adquiriu recentemente a plataforma Thomson Reuters Integrity que está sendo disponibilizada gratuitamente a diversas Instituições Brasileiras meio do Portal de Periódicos CAPES.

O Integrity é uma ferramenta que auxilia na pesquisa e desenvolvimento de fármacos e terapias, principalmente no estágio pré-clínico, integrando dados de origem química, biológica e farmacológica na mesma plataforma. Além de trazer dados sobre mais de 420.000 compostos com atividade biológica conhecida, ainda provê o maior banco de biomarcadores do mundo.

Voltada para estudantes, docentes e pesquisadores das áreas de biologia, biomedicina, farmacologia, química, medicina e ciências da saúde, de forma geral.

Para acessar a plataforma:
1- Acessar http://www.periodicos.capes.gov.br/ - a partir de um computador conectado à rede USP
2- No campo “Buscar Base”, digitar “Integrity”
3- Clicar no resultado: Integrity
4- Para quem não tem um Username e senha, é necessário fazer a inscrição clicando no link mostrado neste parágrafo:
“Se você ainda não possui um Nome de Usuário e uma Senha, clique aqui para se cadastrar.”
5- Preencha o formulário, definindo seu Username e Password;
6- Entre seus dados e terá acesso à plataforma.

Treinamentos 


Turma 1
Dia: 11 de junho de 2014
Horário: 10h-11h30
Local: Auditório - Departamento Técnico - Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP
Endereço: Rua da Biblioteca, s/nº, Complexo Brasiliana, 1ºsubsolo - Cidade Universitária - SP, São Paulo
Link para inscrição: http://bit.ly/1gvasec

Turma 2
Dia: 11 de junho de 2014
Horário: 14h-15h30
Auditório - Departamento Técnico - Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP
Endereço: Rua da Biblioteca, s/nº, Complexo Brasiliana, 1ºsubsolo - Cidade Universitária - SP, São Paulo
Link para inscrição: http://bit.ly/1gvc0Vt

Maiores informações:
Solutions Specialist – Life Sciences
IP & Science

Novidades no acervo da Biblioteca – nº 10/2014

terça-feira, 20 de maio de 2014

Tabagismo: uma doença pediátrica


O pediatra e pneumologista João Paulo Becker Lotufo, coordenador do ambulatório do Hospital Universitário da USP, baseado em suas experiências clínicas, e estudos realizados no combate ao tabagismo, coloca o problema de pais tabagistas, as doenças respiratória dos filhos, e a influência do tabagismo na fertilidade, gestação e lactação.

O pediatra ensina o pai tabagista, orientando-o sobre higiene ambiental adequada, tratamento farmacológico para cessação do tabagismo, formação de grupos de apoio ambulatorial antitabágico, entre outras estratégias para minimizar os efeitos do vício. Dessa maneira os pais aprendem a cuidar da saúde dos filhos que são fumantes passivos.

O livro destaque o trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar (psicólogos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas e profissionais de educação física), no controle do vício.

Cada vez mais cedo o interesse pelo cigarro desperta, afirma o Dr.Lotufo, ou pelo fato dos pais serem fumantes, ou pela oferta fácil de cigarros, ou pela falta de rigidez na educação das crianças.

Segundo ele, o vício do cigarro é o maior problema de saúde pública do planeta, e deve ser combatido com uma política antitabaco mais rígida, proibindo o consumo de cigarros em qualquer ambiente, dentro de casa, nas empresas, nas escolas, nos restaurantes, pois o fumante passivo também sofre com os malefícios do tabagismo. A pesquisa revela que em crianças fumantes passivas há um aumento de otites, aumento de broncopneumonias, asma, aumento dos atendimentos em prontos-socorros e o dobro de morte súbita em lactentes.

Esta obra tem como objetivo estimular e conscientizar os profissionais da saúde de que o tabagismo já atinge as crianças; que os pais se incomodam mais ao saber que os filhos estão doentes por causa do cigarro; e que o pediatra pode e deve aprender a lidar com os pais tabagistas.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 19 a 30/05/14.

Programa de Inverno 2014 na Faculdade de Saúde Pública da USP

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Faculdade de Saúde Pública oferece, sob a responsabilidade de sua Comissão de Cultura e Extensão Universitária, uma programação especial de cursos de extensão universitária.

Em 2014, este primeiro Programa de Inverno ocorrerá no período de 21 de julho a 01 de agosto.

Serão oferecidos 10 cursos que refletem a diversificada atuação dos Departamentos da Faculdade.


Inscrições: 19/05 a 11/06/14
Local: Faculdade de Saúde Pública da USP
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo (próximo ao Metrô Clínicas)

Palestra “Open Access, Self-Archiving, Repositories and Policy”

A Revista de Contabilidade e Organizações – RCO (www.revistas.usp.br/rco) e o Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) promoverão Palestra “Open Access, Self-Archiving, Repositories and Policy” com o Prof. Stevan Harnad.

O Prof. Stevan Harnad é pesquisador em Ciências Cognitivas, bem como, Publicação em Open Access. Também fundou e foi Editor-Chefe de três periódicos e fundou a American Scientist Open Access Forum, atualmente conhecida como GOAL – Global Open Access List, o mais antigo fórum em atividade, que se dedica a discutir a pesquisa e o acesso aberto aos periódicos científicos.

A palestra ocorrerá no dia 22/05 (quinta-feira) às 10h no Anfiteatro do CIRP – Centro de Informática de Ribeirão Preto no campus da USP Ribeirão Preto (http://www.cirp.usp.br/localizacao).

O evento será realizado por meio de videoconferência e será transmitido ao vivo pelo sistema IPTV USP (o link estará disponível em http://www.fearp.usp.br/cpg/ppgcc/).


E-mail: rco@usp.br

Palestra "Periódicos Científicos Brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade"

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade de São Paulo (USP) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), convidam para o a palestra "Periódicos Científicos Brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade".

Data: 29.05.2014
Horário: 16h
Local: Casa de Cultura Japonesa – USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária
Inscrições online: http://bit.ly/1jL8uo4

EndNote Basic: guia de uso – 8ª. atualização


Está disponível no site da Biblioteca, em “Manuais, guias e tutoriais”, a 8ª atualização do EndNote basic: guia de uso.

Essa nova versão contempla algumas alterações nos procedimentos de exportação do resultado de buscas efetuadas em algumas bases de dados e a atualização da nomenclatura da interface do software para o português.

Além de elaborar o guia de uso, a Biblioteca oferece treinamentos no uso desse gerenciador de referências. Consulte a agenda, no link ‘Capacitação de usuários’ do nosso site, e participe.

A USP e as Profissões 2014

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O programa “USP e as profissões” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária oferece, aos estudantes oriundos do ensino médio e de cursinhos preparatórios, a oportunidade de conhecer as carreiras e os cursos da Universidade, por meio de palestras e visitas monitoradas nas unidades da USP.

Na Faculdade de Saúde Pública o evento ocorreu no dia 6 de maio, com a visita de alunos interessados nos cursos de Graduação em Saúde Pública e Graduação em Nutrição.

A Biblioteca da FSP participou do evento com a apresentação e explanação do nosso espaço físico, equipamentos, acervos e serviços e a sua importância para o ensino, a pesquisa e a extensão relacionados às atividades da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Participaram da visita 48 interessados em conhecer os nossos cursos de graduação e foram recepcionados pelos funcionários da Biblioteca Bernardina, Gabriela, Gisele e Reginaldo.






Resultado do sorteio de livros – mês de abril/2014

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de outubro:
- BARTIRA MENDES GORGULHO
- SANDRA LORENA BELTRÁN HURTADO

Parabéns às contempladas!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

Novidades no acervo da Biblioteca – nº 09/2014

O direito de vir a ser após o nascimento


Eliane Elisa de Souza e Azevedo, formada em medicina, doutora em genética e fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, estimula reflexões bioéticas com relação à dignidade do ser humano e seus direitos humanos, independentemente de suas características genéticas. Essa dignidade faz com que seja imperativo não reduzir os indivíduos e suas características genéticas e respeitar suas singularidades e diversidades.

Segundo a autora, a ciência deve sempre vir acompanhada de ética e prudência. Ela defende a universalidade do direito à vida mais plena, onde ciência e tecnologia não agridam a dignidade humana.

Este livro nos mostra que a bioética transpassa outras áreas do conhecimento, no sentido de compreender e explicar problemas, que desafiam a humanidade, como ética (aspectos sociais), genética (aspectos biológicos e tecnológicos) e direito (aspectos jurídicos). Em um mundo em que a ciência e a tecnologia são prioridades surge uma preocupação com o direito de vir a ser, o direito que cada criança tem de nascer e se desenvolver em um ambiente capaz de propiciar uma maturação e um desenvolvimento físico e mental com dignidade.

Em resumo, a autora defende o direito à vida na sua plenitude, e tenta provar que o limite moral da ciência é a dignidade humana, e que existir é ser com outros e para outros.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 05 a 16/05/2014.

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket