Novidades no acervo da Biblioteca – n. 04/2015

segunda-feira, 30 de março de 2015

Cuidado e saúde: práticas e sentidos em construção


Coletânea de 18 artigos, a obra discute o tema do cuidado em saúde na perspectiva da justiça social e da ética, na esfera pública, como sustentáculos das novas demandas, instituições, práticas e sentidos que possam ser traduzidos em direitos à cidadania. Nessa perspectiva, apresenta abordagens analíticas e reflexões sobre o cuidado como práxis, como categoria, como experiência e como norma.

Organizado e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, o livro vincula-se ao ideário do movimento sanitarista iniciado na década de 1970, que retomou o tema do cuidado como imperativo ético para renovar a área da saúde. Nesse sentido, a obra configura-se como contribuição do campo da filosofia e das ciências humanas para a área da saúde, considerando toda a complexidade implicada na produção de práticas e sentidos.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 30/03 a 30/04/2015.

Biomedical & Life Sciences Collection

quinta-feira, 12 de março de 2015

A Biomedical & Life Sciences Collection está disponível para “consulta e avaliação”, nos equipamentos da FSP, até o final de junho de 2015.

Essa coleção permite acesso direto a mais de 1.900 palestras online contendo pesquisas e desenvolvimentos científicos atuais, apresentadas por especialistas internacionais, incluindo ganhadores de Prêmio Nobel.

A Biomedical & Life Sciences Collection é utilizada por universidades em mais de 50 países, como Standford, Yale, Columbia, Oxford, Melbourne, Toronto, Max Plank, e também por grandes empresas da indústria farmacêutica mundial.

No Brasil, a coleção tem como usuários: Unicamp, UFPR, PUCRS, UFRGS e UFSC.

A partir de janeiro de 2014 todas as novas palestras passam a ter legendas em português. A ativação da legenda em português é feita na parte superior do vídeo, à direita (Captions).

Sua opinião é importante!




Workshop Web of Science e Journal Citation Reports




Hoje, mais do que nunca, é necessário manter-se atualizado. Ao realizar suas pesquisas e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas.

A Base de Dados Web of Science é multidisciplinar e congrega artigos de conceituadas revistas científicas publicadas no mundo.

Saiba mais sobre estratégias de busca, áreas de conhecimento, índice h, fator de impacto, citações e ranking de revistas participando do workshop Web of Science e Journal Citation Reports.

Data: 25 de março de 2015

Horário: 9h30 - 12h30

Local: Anfiteatro Paula Souza - térreo do prédio principal
Faculdade de Saúde Pública da USP
Av. Dr. Arnaldo, 715 Cerqueira César (próximo à estação Clínicas do metrô)
São Paulo - SP

Ministrante: Deborah Dias (Thomson Reuters)

Inscrições: http://bit.ly/WoS_JCR_FSP_2015

Organização: SIBiUSP e Programa Educativo da Biblioteca/CIR da FSP

Contato: atendimento@sibi.usp.br / (11) 3091-1571
acesso@fsp.usp.br / (11) 3061-7760

REDE SEM FIO e VPN: acesso aos recursos bibliográficos da USP a partir de seu micro, tablet ou celular, de qualquer lugar

quinta-feira, 5 de março de 2015

A Rede Sem Fio permite o acesso à internet em inúmeros locais dentro da USP, como anfiteatros, auditórios, bibliotecas, áreas de lazer e outros. Já o VPN (Virtual Private Network) é o serviço de Rede Privada Virtual que permite conectividade à rede USP de qualquer equipamento conectado à internet.

Usando o seu micro, tablet ou celular, por meio da Rede Sem Fio (nos ambientes USP) e do VPN (remotamente) é possível acessar o mesmo conteúdo disponível aos usuários nos equipamentos da Biblioteca, como as bases de dados, revistas eletrônicas e e-books assinados pela USP e Capes. É possível acessar a rede sem fio em todos os andares da Biblioteca, inclusive na área de livros, periódicos e no térreo inferior (sala de treinamento e áreas comuns).

Esses serviços estão disponíveis para os docentes, funcionários e alunos de graduação ou pós da USP – é só efetuar o cadastro em http://www.vpn.usp.br/. Para os demais usuários a Biblioteca disponibiliza micros, no andar térreo.

Após o cadastro, o uso da rede sem fio já está habilitado, conectando-se à USPnet. Para a utilização do VPN é necessário configurar o seu equipamento para que ele acesse, remotamente, o servidor da USP. O tutorial para a configuração está disponível na página do CeTI-SP (Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo) e depende da versão do seu sistema operacional.

Em caso de dúvida consulte o Atendimento da STI (atendimento-sti@usp.br) ou ligue para (11)3091-6400.

Novidades no acervo da Biblioteca – n. 03/2015

segunda-feira, 2 de março de 2015

Cidades saudáveis? Alguns olhares sobre o tema


Sob o enfoque da saúde coletiva e da promoção da saúde, o livro discute a temática das “cidades saudáveis” na perspectiva analítica dos determinantes sociais do processo saúde-doença-ambiente. Publicada pela Fiocruz, trata-se de uma obra coletiva de autores vinculados a diversos campos disciplinares e instituições, entre eles os professores Leandro Luiz Giatti e Marco Akerman, respectivamente, do Departamento de Saúde Ambiental e de Prática em Saúde Pública da FSP/USP.
Dividida em três partes, apresenta reflexões e experiências realizadas pelos diversos autores; análise de projetos baseados na construção compartilhada de conhecimentos em torno do tema “cidades saudáveis”; e um apêndice com apontamento das redes e projetos dedicados à melhoria da saúde nas cidades. A diversidade na abordagem permite ao leitor-pesquisador entender o processo de luta pela cidade e, ao mesmo tempo, representa uma contribuição crítica para o desenvolvimento de políticas públicas baseadas no trabalho transdisciplinar com participação cidadã.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 02 a a 27/03/2015.


 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket