NOVO SISTEMA DE EMPRÉSTIMO: usuário USP sem fronteiras

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


A Biblioteca da FSP está utilizando um novo sistema de empréstimo e passa a se integrar ao Empréstimo Unificado da USP (Portaria GR-4.830, de 01/10/2010).

Docentes, alunos e funcionários da USP podem realizar empréstimos de materiais bibliográficos em qualquer Biblioteca da Universidade. O registro deverá ser ativado em qualquer biblioteca ao realizar o primeiro empréstimo.

Cada categoria de usuário USP tem limite total de publicações e prazo de devolução unificados, da seguinte forma:
  • Docentes podem emprestar até 20 itens, por 30 dias.
  • Alunos de Pós-graduação podem emprestar até 15 itens, por 20 dias.
  • Alunos de Graduação podem emprestar até 10 itens, por 10 dias.
  • Funcionários podem emprestar 10 itens, por 10 dias.
Os ex-alunos da USP, profissionais da saúde, alunos de pós-doutorado e alunos de especialização continuarão como usuários inscritos na Biblioteca, porém com critérios próprios da FSP, sendo:
  • Ex-alunos USP e Alunos de Pós-doutorado podem emprestar 5 itens, por 10 dias.
  • Alunos de Especialização e Profissionais da Saúde podem emprestar 3 itens, por 10 dias.

EMPRÉSTIMO DE PUBLICAÇÕES
Apresentar o cartão USP, com código de barras e senha que será cadastrada no balcão de empréstimo. Os demais usuários deverão utilizar o cartão fornecido pela Biblioteca.

Ao fazer um empréstimo você receberá aviso por e-mail informando a data de devolução do material emprestado. Também receberá mensagem de aviso, dois dias antes da data de devolução.

DEVOLUÇÕES
O material deve ser devolvido na Biblioteca em que foi feito o empréstimo.

DEVOLUÇÕES EM ATRASO
O atraso na devolução do material emprestado implica na suspensão de um dia para cada item. Por exemplo: se você atrasar 2 dias a devolução de 3 livros, ficará suspenso, ou seja, impedido de efetuar novos empréstimos, por 6 dias. Os usuários participantes do empréstimo unificado são automaticamente suspensos em todas as Bibliotecas da USP.

AVISOS POR E-MAIL
Mantenha seu endereço de e-mail sempre atualizado, pois ele será o canal de comunicação entre você e a Biblioteca.

SAIBA MAIS:

Você mesmo poderá reservar, renovar e acompanhar as transações de empréstimo acessando o  Banco DEDALUS (http://www.dedalus.usp.br/) mediante identificação.

Renovação de material emprestado
Deverá ser feita até um dia antes da data de devolução. Isso permite que você tenha tempo de devolver a obra, caso haja reserva para outro usuário, evitando sua suspensão.

É possível fazer até três renovações consecutivas, desde que não haja reserva. No caso da quarta solicitação de renovação, compareça pessoalmente à Biblioteca, apresentando o material.

Reserva
É possível fazer reserva de publicações que estiverem emprestadas. Você receberá um aviso de sua disponibilidade por e-mail e terá 1 dia útil para retirar o material no balcão de empréstimo.

Cada usuário poderá efetuar até 3 reservas. Os usuários participantes do Empréstimo Unificado podem reservar materiais de qualquer uma das Bibliotecas da USP. Os demais usuários poderão reservar materiais somente na Biblioteca em que estiver cadastrado.

Histórico dos Empréstimos e Reservas
Você poderá verificar o histórico dos empréstimos e as respectivas datas de devolução e dos pedidos de reserva.

Alguma dúvida? Entre em contato conosco!

1 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente um sistema integrado e unificado. Foi uma luta de vários anos dos funcionários da Biblioteca. Parabéns!
Carminha

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket