Levantamento bibliográfico

terça-feira, 26 de abril de 2011



Você precisa fazer um trabalho acadêmico e não tem bibliografia? O professor pediu para fazer um levantamento bibliográfico? Não se descabele, não se desespere...a Biblioteca da FSP oferece este serviço.

O serviço de levantamento bibliográfico é personalizado, destinado aos alunos, docentes e funcionários desta Faculdade. Para desenvolver um trabalho acadêmico e/ou um artigo de periódico é recomendável conhecer a literatura científica já publicada e discutida sobre o tema escolhido. As informações podem completar ou validar as questões propostas no seu trabalho.

O levantamento bibliográfico é elaborado a partir de entrevista com o bibliotecário de referência. Você informa assunto ou autor e outras especificações, como idioma, tipo de material, palavras-chave e limite de data. O bibliotecário prepara estratégias de busca e usa fontes de informações confiáveis: bases de dados mantidas por instituições de renome (Food Science and Technology Abstracts, Scopus, Web of Science, Sociological Abstracts e outras) ou sites de órgãos governamentais como o do Ministério da Saúde e do IBGE.

Na área da Saúde Pública, as bases de dados mais utilizadas são PubMed e Lilacs. Como são bases referenciais, nem sempre existe o link para o texto completo, mas a USP, por meio do Portal SIBiNET disponibiliza mais de 20.000 títulos eletrônicos à comunidade acadêmica; algumas de livre acesso e outras de acesso regulamentado.

Agende o seu levantamento conosco ou faça sua solicitação on-line.



0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket