Novidades no acervo da Biblioteca - 03 a 21/12/12

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Manual de avaliação do consumo alimentar em estudos populacionais: a experiência do Inquérito de Saúde em São Paulo (ISA)



Organizada pelas professoras Regina Mara Fisberg e Dirce Maria Lobo Marchioni, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública - USP, a publicação apresenta todas as etapas da pesquisa que avaliou o consumo alimentar da população paulistana, com base no Inquérito de Saúde da cidade de São Paulo (ISA - Capital). Estudo de corte transversal para análise das condições de vida, situação de saúde e uso de serviços de saúde, por meio de entrevistas domiciliares, o ISA - Capital é a ampliação, para a cidade de São Paulo, do ISA-SP, inquérito realizado entre 2001 e 2002, pela FSP-USP, que avaliou 6.819 pessoas residentes na região Sudoeste da Grande São Paulo e no bairro do Butantã, na capital paulista, além dos municípios de Botucatu e Campinas, no interior.

Desde 2003, o ISA - Capital é realizado a cada cinco anos, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. O presente manual refere-se ao inquérito de 2008, que contou com a participação de 3.271 pessoas. Um dos eixos temáticos do estudo diz respeito ao estilo de vida. Os inquéritos alimentares permitiram avaliar, por amostragem, o consumo de alimentos de indivíduos de ambos os sexos, de 12 anos e mais e de diferentes estratos socioeconômicos, residentes na cidade de São Paulo. Além dos dados dietéticos, foram coletadas amostras de sangue, de pressão arterial e antropometria.

Publicado pela Editora Eletrônica da Faculdade de Saúde Pública e disponível para download gratuito no link http://www.bvs-sp.fsp.usp.br/tecom/docs/2012/fis001.pdf, o manual apresenta os instrumentos utilizados para avaliação do consumo alimentar dessa população, os procedimentos de coleta de dados, exames laboratoriais e as rotinas para o acompanhamento do protocolo de pesquisa e formação de banco de dados.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket