Novidades no acervo da Biblioteca - 07 a 18/01/13

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Alquimia dos alimentos


Ver sumário


Manual que une conhecimento científico à arte da gastronomia, a obra percorre, ao longo de mais de 400 páginas, distribuídas em 13 capítulos, os fenômenos físico-químicos que ocorrem na preparação dos alimentos. Com linguagem acessível, o livro aborda a relação entre química e culinária, expondo com clareza as diferenças de cor, aroma e sabor dos produtos, resultantes de diversos métodos e técnicas que possibilitam transformar e agregar atributos aos alimentos.

Organizada por Wilma M. C. Araújo, Nancy di Pilla Montebello, Raquel B. A. Botelho e Luiz Antônio Borgo, Alquimia dos alimentos revela os mistérios das ciências e promove sua interatividade com os fundamentos culinários, permitindo ao leitor transitar nessas duas esferas. Além de transmitir noções gerais de conservação e preparação dos alimentos, o livro discute a estética do gosto, métodos sensoriais, processos de cocção e de transformação das matérias-primas em produtos alimentícios, entre outros aspectos.

Revisada e ampliada, a obra traz o prefácio da primeira edição, assinado pelo renomado físico-químico Hervé This, do grupo de gastronomia molecular do Collège de France e membro do conselho científico da revista Pour La Science. Alquimia dos alimentos é uma parceria entre a Editora Senac do Distrito Federal e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).    

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.


0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket