Novidades no acervo da Biblioteca - 18 a 28/03/13

segunda-feira, 18 de março de 2013

Fronteiras de tensão – política e violência nas periferias de São Paulo


Resultado de um longo trabalho etnográfico realizado pelo sociólogo Gabriel de Santis Feltran, entre 2005 e 2010, o livro acompanha a trajetória de jovens moradores de 3 dos 96 bairros de Sapopemba, distrito localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, onde, em 2010, viviam mais de 300 mil pessoas. Observando a convivência deles com suas famílias, o autor desvenda a interação entre as políticas públicas sociais e de segurança, o crime e as organizações de direitos humanos.

Escapando das generalizações midiáticas que rotulam as periferias brasileiras como espaços apartados do funcionamento “normal” da sociedade e da formulação polarizada que toma esses territórios como submundos homogêneos e separados das esferas sociais legítimas (família, trabalho, religião, moral e Estado), o autor descreve as relações que se constroem nas dinâmicas sociais e políticas ensejadas pelas periferias na contemporaneidade. Ao desconstruir estereótipos e figurações dominantes, Feltran conseguiu entender que as periferias não são um território sem regras. Mas que nele, o Estado não é a única autoridade, sendo suas fronteiras de ação definidas também por organizações não estatais, as legítimas e as ilegais.

Criado a partir da tese de doutorado do autor – premiada como melhor doutorado no Concurso Anpocs de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais de 2009 – o livro tenta compreender o sentido político das transformações que dão contexto ao conflito social inscrito nas periferias.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket