Novidades no acervo da Biblioteca - 10 a 22/06/13

terça-feira, 11 de junho de 2013

O monstro bate à nossa porta



Poderosa análise ambiental, política e socioeconômica, o livro discute a participação de governos, do agronegócio e das indústrias de fast-food e farmacêutica no processo de disseminação do vírus H5N1, o letal vírus da gripe aviária, transmitido por galináceos e aves aquáticas da Ásia. Com o subtítulo A ameaça global da gripe aviária, a obra escrita por Mike Davis, professor de teoria urbana do Instituto de Arquitetura do Sul da Califórnia (EUA), reconstrói o trajeto histórico e político do desenvolvimento do vírus, “entrincheirado nos nichos ecológicos criados pelo agrocapitalismo global.”

De virulência assombrosa, o H5N1, segundo a Organização Mundial da Saúde, está próximo de uma mutação, que será ainda mais contagiosa do que a variante que emergiu na China, em 2003, e, potencialmente, poderá matar até 100 milhões de pessoas em dois anos. Aprontando a concentração da pobreza urbana e as políticas governamentais como responsáveis pela criação das condições ecológicas ideais para a disseminação da gripe aviaria, o professor norte-americano aponta a deterioração infraestrutural da saúde pública, nos países ricos e pobres, como fator desencadeante do que ele chama de “apocalipse bibológico”.

Davis também ataca a negligência da indústria farmacêutica na produção de vacinas contra doenças infecciosas, tidas como “não lucrativas”. E denuncia os motivos da ausência de estoques globais de Tamiflu, única droga antiviral capaz de defender o mundo contra a pandemia de H5N1.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

2 comentários:

Angela disse...

Os resumos andam muito bons. Dá vontade de ler. Parabéns.

Blog da Biblioteca da FSP/USP disse...

Que bom saber que você está nos acompanhando e que as resenhas estão servindo de estímulo à leitura!

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket