Novidades no acervo da Biblioteca – n. 12/2014

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Debate Ambiental: Sustentabilidade

O livro escrito por Camila Sasahara e Maria Elisa Garavello é um referencial teórico sobre sustentabilidade ambiental, e tem como objetivo estudar o sentido epistemológico do conceito de sustentabilidade ambiental. Revela uma visão teórica dos paradigmas, cartesiano e econômico, orientadores do desenvolvimento da sociedade moderna, que causam as degradações nos âmbitos ambiental e social, onde se situam os interesses, os atritos e a complexidade dos problemas sistêmicos.

As autoras nos levam a refletir sobre as mudanças necessárias para construção de paradigmas que orientem a sociedade, possibilitem projeções e proposições de caminhos, e proporcionem a interação de ideias em prol de uma vida sustentável e harmoniosa no futuro. Segundo as autoras, o ser humano causou drásticas modificações no meio ambiente, o que justifica a preocupação, sobretudo com o tema da sustentabilidade ambiental.

Os capítulos estão dispostos de maneira que o leitor possa ter uma visão geral a respeito da temática ambiental. O primeiro capítulo trata dos paradigmas que orientam a sociedade moderna, para que se tenha uma percepção da degradação ambiental.

No segundo capítulo tem-se um histórico ambiental, focado nas diferentes concepções de sustentabilidade ambiental. E no terceiro capítulo são debatidas as duas grandes vertentes, a dos ecologistas modernos e a dos ecologistas radicais.

O livro é fruto de uma discussão ambiental que gira em torno do foco social e econômico, utilizando ideias como educação, interdisciplinaridade, técnica e desenvolvimento sustentável para tentar minimizar os danos causados ao meio ambiente.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 30/06 a 01/08/14.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket