Novidades no acervo da Biblioteca – n. 15/2014

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas


Fruto do trabalho do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Discursivas e Produção de Sentidos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, criado e coordenado pela Profa. Dra. Mary Jane Spink, o livro apresenta o passo a passo das principais ferramentas metodológicas de análise e reflexão utilizadas pelo grupo para pesquisar no cotidiano.

Dividida em três partes, que contemplam 14 capítulos, a obra traz os posicionamentos teóricos, epistemológicos e éticos adotados e compartilhados por pesquisadores vinculados ao núcleo. A apresentação das ferramentas, extremamente didática, é feita por meio das próprias pesquisas realizadas pelo grupo, ao longo de seus 25 anos de existência, em diferentes campos de conhecimento, com destaque para o da saúde.

Nomeada “Como fazemos”, a segunda parte demonstra a aplicabilidade de diferentes ferramentas de pesquisa no cotidiano, entre as quais, as entrevistas; as pesquisas com grupos (inclusive focais); as conversas no cotidiano; as observações e a construção de corpus analítico a partir de jornais, revistas e documentos de domínio público. Na terceira parte (“Como analisamos”) os autores expõem algumas das estratégias de análise de informações empregadas nessas pesquisas, entre as quais a análise de repertórios linguísticos; o uso de mapas dialógicos; a redação de diários de campo; e o uso de narrativas. Traz, ao final, um glossário dos principais conceitos adotados pelos autores.

A obra, em formato PDF, está disponível gratuitamente na Biblioteca Virtual de Ciências Humanas do Centro Edelstein.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 29/9 a 31/10/2014.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket