Novidades no acervo da Biblioteca – n. 06/2015

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A saúde no Brasil em 2030 – prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro

Obra de fôlego, dividida em cinco volumes, A saúde no Brasil em 2030 apresenta as reflexões desenvolvidas por diversos estudiosos no âmbito do projeto de mesmo nome, cujo objetivo principal é a constituição de uma rede permanente de prospectiva estratégica no campo da saúde pública. O esforço inicial do projeto – desenvolvido por meio de acordo de cooperação técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério da Saúde – percorreu os temas mais relevantes em saúde para desenhar horizontes futuros do sistema de cuidados oferecido à população brasileira.

Os textos reunidos em cinco volumes – editados pela Fiocruz – são a versão integral de uma compilação apresentada, em 2012, no livro A saúde no Brasil em 2030: diretrizes para a prospecção estratégica do sistema. O primeiro volume – Desenvolvimento, Estado e políticas de saúde –, de pano de fundo para os demais, trata dos possíveis cenários e eixos de desenvolvimento do país no período entre 2022 (quando são completados 200 anos da independência brasileira) e 2030; a saúde na política nacional de desenvolvimento; a gestão pública no século 21 e o papel do Brasil na arena internacional.

No volume 2 – População e perfil sanitário – são analisados os determinantes sociais, econômicos e ambientais da saúde, tendo como referências o contexto sociodemográfico brasileiro em 2022 e 2030 e a distribuição territorial populacional, a partir de um diagnóstico dos fenômenos demográficos brasileiros atuais para a prospecção de tendências futuras. No mesmo horizonte temporal, o volume apresenta o perfil epidemiológico nacional e os riscos sanitários para o país. No terceiro volume – Organização e gestão do sistema de saúde – são discutidos, entre outros temas, os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, os mecanismos de coordenação federativa adotados na política de saúde, o marco regulatório, as estruturas e os instrumentos de pactuação e de gestão e financiamento intergovernamental, bem como a regionalização, o mercado de trabalho e a formação de recursos humanos em saúde e o controle social do SUS.

O volume 4 – Estrutura do financiamento e do gasto setorial – traz artigos sobre os problemas e as perspectivas do financiamento da saúde brasileira, suas estruturas e gasto setorial, além de discutir o papel do financiamento público e na prestação dos serviços de saúde. No volume 5 – Desenvolvimento produtivo e complexo da saúde – são apresentados os temas da inovação e sustentabilidade estrutural do sistema nacional de saúde, bem como infraestrutura científica, tecnológica e industrial.     




Ver texto completo


Ver texto completo


0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket