Novidades no acervo da Biblioteca – n. 07/2015

quinta-feira, 2 de julho de 2015

SEPSE – um problema de saúde pública

Tema negligenciado no Brasil, a sepse vem se transformando em um enorme desafio para o sistema nacional de saúde, tanto em seu âmbito individual quanto coletivo. Definida como uma resposta sistêmica do organismo a uma doença infecciosa que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários, a sepse tem crescido na mesma proporção do aumento da população idosa e do número de pacientes imunodeprimidos ou portadores de patologias crônicas, que forma o contingente mais vulnerável às infecções graves e às complicações decorrentes deste agravo, que apresenta alta taxa de mortalidade. A ocorrência da sepse é elevada em todo o mundo, e no Brasil, segundo estimativas oficiais, são registrados a cada ano cerca de 600 mil novos casos.

No esforço para o enfrentamento desse agravo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Instituto Latino-Americano para Estudos da Sepse (Ilas) lançaram o livro Sepse – um problema de saúde pública, voltado para médicos e outros profissionais de saúde. A pequena obra é uma contribuição para o processo de articulação de diferentes áreas com potencial para alterar o cenário da sepse no Brasil. No campo da ciência, oferece conhecimento científico sobre a doença e suas consequências; na esfera política é instrumento de cobrança de medidas governamentais proporcionais à gravidade do caso; e no âmbito individual, propicia o engajamento de profissionais e instituições de saúde e, ainda, do público leigo, uma vez que favorece a percepção destes sobre a gravidade da sepse e a importância de sua detecção precoce.

Assim, o livro traz uma introdução sobre a doença e os conceitos e fisiopatologia do agravo, dados epidemiológicos e quadro clínico. Também discute a importância do diagnóstico e tratamento precoces da sepse, os principais aspectos do seu tratamento e a implementação de protocolos gerenciados e de estruturação desse processo.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 01 a 31/07/2015.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket