Renovação das estantes da Biblioteca da FSP/USP

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quem frequenta a Biblioteca já percebeu que estamos passando por algumas mudanças... Trata-se da instalação de estantes deslizantes para abrigar a coleção histórica da Biblioteca.

Essas estantes permitirão uma melhoria no acondicionamento das publicações que estão no subsolo e que representam, em sua grande maioria, a história da saúde pública internacional e nacional, desde 1800 (The Lancet, 1879; Journal of Hygiene e Coletânea de Trabalhos do Instituto Butantan, 1901; Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, 1907; Boletim do Instituto de Hygiene de São Paulo, 1918, entre outros).

As novas estantes, mais compactas, com cerca de 1.120 prateleiras, terão capacidade geral de armazenamento de 40 mil publicações. Isso representa um ganho de até 40% de espaço útil, o que otimiza a acomodação do nosso acervo, em constante crescimento. Além disso, permitem melhor conservação e reduzem o acúmulo de poeira nas publicações, em relação às atuais.

Pela importância na história da saúde pública brasileira, alguns títulos nacionais dessa coleção serão posteriormente digitalizados e disponibilizados num repositório institucional que está sendo desenvolvido em paralelo. Tanto a renovação das estantes quanto o repositório fazem parte de um projeto financiado pela FAPESP.


1 comentários:

Angela disse...

Bom poder acompanhar pelo blog. Parabéns pelo trabaho com as estantes e com a postagem!!!

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket