Novidades no acervo da Biblioteca - 10 a 19/07/13

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vigilância em saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde – teorias e práticas



Relato do processo de construção do sistema de vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) no âmbito do Sistema Único de Saúde, ao longo dos últimos 20 anos, o livro apresenta densas reflexões teóricas e institucionais sobre a área. Marco da mudança do paradigma assistencial para o da atenção à saúde, a VISAT, ao incorporar as dimensões social, histórica e técnica do campo da saúde, representa ao mesmo tempo um desafio conceitual e prático para estudiosos, gestores e profissionais.

Tendo em perspectiva a complexidade da área da saúde do trabalhador e sua heterogeneidade disciplinar – que demanda saberes, instrumentos e práticas que permitam a investigação e intervenções nas relações e ambientes de trabalho – a obra é dividida em duas partes. A primeira (“Teorias e conceitos da vigilância em saúde do trabalhador”) é formada por sete capítulos que abordam aspectos teóricos e conceituais do campo. A segunda parte (“Experiências de vigilância em saúde do trabalhador”) apresenta as principais iniciativas práticas adotadas no Brasil.

Escrito por 37 pesquisadores da área, entre os quais o professor Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública – um dos autores do capítulo “Vigilância e prevenção de acidentes de trabalho: reflexões e práticas do Sivat Piracicaba-SP” – o livro demonstra o estado da arte atual da saúde do trabalhador no país. Voltada para acadêmicos, gestores, profissionais e estudantes, a publicação permite a aproximação com o atual modelo de vigilância em saúde do trabalhador, projetando a possibilidade de construção de um novo, mais colaborativo e integrado.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket