Novidades no acervo da Biblioteca – 11 a 23/11/13

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Muito além do nosso eu – a nova neurociência que une cérebro e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas


Com linguagem acessível e ideias revolucionárias, o livro do cientista brasileiro Miguel Nicolelis discorre sobre uma das áreas mais fascinantes e promissoras da pesquisa científica mundial, a neurociência. Premiado e reconhecido internacionalmente, Nicolelis assegura que o mundo está prestes a cruzar mais uma fronteira do conhecimento que permitirá a compreensão do imenso poder do cérebro e de como isso, num futuro próximo beneficiará as áreas da saúde e tecnologia.

Muito além do nosso eu é a visão provocativa, profunda e fascinante do mais premiado e reconhecido cientista brasileiro acerca dessa “incrível máquina chamada cérebro” e de como ela processa e reage às informações que recebe do mundo. Uma máquina capaz de ouvir e decodificar sinfonias neurais cada vez mais complexas, expandindo a capacidade humana a limites inimagináveis.
Nessa perspectiva, o autor visualiza um admirável mundo novo, centrado no poder cerebral, capaz de aumentar as habilidades motoras, perceptuais e cognitivas. Um mundo no qual as pessoas usam o computador, dirigem seus carros e se comunicam entre si exclusivamente através do pensamento. A partir dessa visão, Nicolelis demonstra de que maneira a nova neurociência tornará real o que hoje é um cenário de ficção científica: braços robóticos movidos apenas com a força do pensamento; dispositivos intracranianos que eliminaram distúrbios neurológicos; comunicação brainet (versão da internet movida pela força do pensamento). Nesse futuro – que une cérebro e máquinas – estaria a cura para doenças como Parkinson e Alzheimer e a mobilidade de pacientes com paralisias, inclusive em suas formas mais graves.

Eleito pela Scientific American um dos 20 cientistas mais influentes do mundo, Nicolelis é graduado pela Faculdade de Medicina da USP e desde 1994 dirige um grande laboratório no Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, onde também é professor. É fundador e diretor científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, instalado em Natal, no Rio Grande do Norte.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket