Novidades no acervo da Biblioteca - 25/11 a 06/12/13

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Os Sabores do Douro e do Minho histórias, receitas, vinhos


Mistura saborosa de cultura, história e gastronomia, o livro apresenta a paisagem, a comida e os vinhos produzidos no Douro e no Minho, duas das mais fascinantes e importantes regiões de Portugal. Cinco dos dez principais rios portugueses cortam a área, formada por montanhas e vales de solo fértil, que deram origem à agricultura intensiva de uma grande variedade de produtos. A formação de vinícolas ao longo das margens desses rios produziu alguns dos mais emblemáticos vinhos do mundo, entre os quais o do Porto e o vinho verde.

Escrita por Marcelo Copello, um dos maiores wine writers brasileiros, a obra relata a importância histórica, política e socioeconômica das duas regiões no processo de desenvolvimento de Portugal, desde a pré-história, passando pelos grandes banquetes regados a vinho na Idade Média, pelas iguarias das monarquias e até as delícias culinárias atuais, que vão muito além do famoso bacalhau.

Mas o principal destaque do livro é a detalhada descrição do processo de produção dos vinhos das duas regiões. Copello apresenta as castas que fazem parte de cada vinho; Conta a história das Quintas mais famosas; relata curiosidades sobre o modo de produção, informando que ainda hoje as uvas dos melhores vinhos do Porto são pisadas artesanalmente. O autor também ensina como comprar, armazenar e servir tipos diferentes de vinhos de acordo com o tipo do prato servido, além de trazer receitas de comidas típicas do Douro e do Minho. Além disso, ao traçar a rota dos vinhos, o livro apresenta os principais pontos turísticos das duas regiões. Como museus, igrejas, parques e restaurantes, entre outros.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket