Novidades no acervo da Biblioteca – nº 10/2014

terça-feira, 20 de maio de 2014

Tabagismo: uma doença pediátrica


O pediatra e pneumologista João Paulo Becker Lotufo, coordenador do ambulatório do Hospital Universitário da USP, baseado em suas experiências clínicas, e estudos realizados no combate ao tabagismo, coloca o problema de pais tabagistas, as doenças respiratória dos filhos, e a influência do tabagismo na fertilidade, gestação e lactação.

O pediatra ensina o pai tabagista, orientando-o sobre higiene ambiental adequada, tratamento farmacológico para cessação do tabagismo, formação de grupos de apoio ambulatorial antitabágico, entre outras estratégias para minimizar os efeitos do vício. Dessa maneira os pais aprendem a cuidar da saúde dos filhos que são fumantes passivos.

O livro destaque o trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar (psicólogos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas e profissionais de educação física), no controle do vício.

Cada vez mais cedo o interesse pelo cigarro desperta, afirma o Dr.Lotufo, ou pelo fato dos pais serem fumantes, ou pela oferta fácil de cigarros, ou pela falta de rigidez na educação das crianças.

Segundo ele, o vício do cigarro é o maior problema de saúde pública do planeta, e deve ser combatido com uma política antitabaco mais rígida, proibindo o consumo de cigarros em qualquer ambiente, dentro de casa, nas empresas, nas escolas, nos restaurantes, pois o fumante passivo também sofre com os malefícios do tabagismo. A pesquisa revela que em crianças fumantes passivas há um aumento de otites, aumento de broncopneumonias, asma, aumento dos atendimentos em prontos-socorros e o dobro de morte súbita em lactentes.

Esta obra tem como objetivo estimular e conscientizar os profissionais da saúde de que o tabagismo já atinge as crianças; que os pais se incomodam mais ao saber que os filhos estão doentes por causa do cigarro; e que o pediatra pode e deve aprender a lidar com os pais tabagistas.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 19 a 30/05/14.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket