REDE SEM FIO e VPN: acesso aos recursos bibliográficos da USP a partir de seu micro, tablet ou celular, de qualquer lugar

quinta-feira, 5 de março de 2015

A Rede Sem Fio permite o acesso à internet em inúmeros locais dentro da USP, como anfiteatros, auditórios, bibliotecas, áreas de lazer e outros. Já o VPN (Virtual Private Network) é o serviço de Rede Privada Virtual que permite conectividade à rede USP de qualquer equipamento conectado à internet.

Usando o seu micro, tablet ou celular, por meio da Rede Sem Fio (nos ambientes USP) e do VPN (remotamente) é possível acessar o mesmo conteúdo disponível aos usuários nos equipamentos da Biblioteca, como as bases de dados, revistas eletrônicas e e-books assinados pela USP e Capes. É possível acessar a rede sem fio em todos os andares da Biblioteca, inclusive na área de livros, periódicos e no térreo inferior (sala de treinamento e áreas comuns).

Esses serviços estão disponíveis para os docentes, funcionários e alunos de graduação ou pós da USP – é só efetuar o cadastro em http://www.vpn.usp.br/. Para os demais usuários a Biblioteca disponibiliza micros, no andar térreo.

Após o cadastro, o uso da rede sem fio já está habilitado, conectando-se à USPnet. Para a utilização do VPN é necessário configurar o seu equipamento para que ele acesse, remotamente, o servidor da USP. O tutorial para a configuração está disponível na página do CeTI-SP (Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo) e depende da versão do seu sistema operacional.

Em caso de dúvida consulte o Atendimento da STI (atendimento-sti@usp.br) ou ligue para (11)3091-6400.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket