Editora Eletrônica da FSP disponibiliza dois novos títulos sobre sustentabilidade

quinta-feira, 17 de outubro de 2013



  


A Editora Eletrônica da Faculdade de Saúde Pública está disponibilizando duas publicações, ambas sobre as ações de sustentabilidade implementadas na instituição, a partir de 2008. A primeira, Caminhos da Faculdade de Saúde Pública Sustentável, com coordenação das professoras Wanda M. Risso Günther e Gina Rizpah Besen, apresenta e analisa as atividades de responsabilidade socioambiental desenvolvidas no âmbito do Programa Recicla USP/FSP e outras ações levadas pela FSP/USP.

Disponível para download gratuito em formato PDF, o livro destaca, entre outros processos, a restauração dos prédios da Faculdade e restauração e manutenção de móveis antigos; destinação adequada de equipamentos e dos resíduos químicos gerados pelos laboratórios da instituição; destinação adequada de entulhos gerados nas obras; ampliação da reciclagem de resíduos inorgânicos e orgânicos; e diminuição de desperdícios e redução do uso de insumos. A publicação traz, ainda, informações sobre: o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde; as ações de capacitação de funcionários; a criação do Comitê de Ética Ambiental, ligado ao Comitê de Ética em Pesquisa; e o apoio a programas de geração de renda por meio de acordo com a Cooperativa de Catadores da Mooca, que recebe os itens recicláveis da FSP/USP.

Já a cartilha Projeto EcoHorta: tecnologia social para a sustentabilidade descreve uma das tecnologia socioambientais desenvolvidas em parceria pelas quatro entidades envolvidas com ações de sustentabilidade da FSP/USP: Programa Recicla USP/FSP, Projeto Nutritiva; Nutri Jr USP; e Creche Pré-Escola Saúde.

Disponível também no acervo físico da Biblioteca/CIR, a cartilha apresenta o processo de implementação, em 2011, da horta urbana vertical na faculdade. Coordenado pela professora Wanda Günther e Ana Maria Maniero Moreira, a publicação tem por objetivo divulgar as ações de educação ambiental promovidas pelo EcoHorta, projeto piloto de horta em ambiente escolar.

Entre os benefícios do EcoHorta, que envolve alunos de graduação em nutrição e a participação ativa e voluntária de funcionários da faculdade e da creche, inclusive crianças nela matriculadas, destacam-se a minimização de resíduos por meio do reaproveitamento de garrafas PET descartadas e a utilização de composto orgânico gerado a partir de resíduos segregados nas copas da Faculdade.

A Editora Eletrônica da FSP/USP está disponível a partir do site da Biblioteca ou pelo endereço http://www.bvs-sp.fsp.usp.br/tecom/

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket