Novidades no acervo da Biblioteca - 30/09 a 11/10/13

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tempos turbulentos na saúde pública brasileira


Com o subtítulo Impasses do financiamento no capitalismo financeirizado, o livro reconstitui os principais embates acerca do financiamento da saúde pública brasileira, nas décadas de 1990 e 2000. Escrito pelo professor Áquilas Mendes, doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp e livre-docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, a obra expõe com clareza e didática os cenários políticos e econômicos, nacionais e internacionais, que configuraram e até hoje impactam a construção e o desenvolvimento dos sistemas públicos de proteção social no Brasil, particularmente o da saúde.
Estudioso do campo, o autor observa que os impasses e incertezas que cerceiam o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda permanecem, o que significa dizer que o setor ainda não conseguiu recursos seguros e suficientes para sustentar os gastos demandados modelo universal de saúde.
Com uma abordagem marxista, Tempos turbulentos na saúde pública brasileira é dividido em dois grandes capítulos. O primeiro resgata o processo histórico da formação do capitalismo contemporâneo – dominado pelo capital portador de juros e sua forma assumida de capital fictício – e os desdobramentos da atual crise econômica mundial. O segundo discute o financiamento do SUS, desde a sua criação, com a Constituição Federal de 1988, e alguns dos seus dispositivos legais, propondo um conjunto de fontes alternativas para a sua sustentabilidade.


Dicionário crítico para redação científica


Com a aceleração do desenvolvimento científico, acentuada neste século, a internacionalização das ciências, conhecer e o dominar a redação científica tornou-se uma necessidade. Essa é a perspectiva do Dicionário crítico para redação científica, escrito por um grupo de acadêmicos, sob a coordenação do professor Gilson Luiz Volpato, do Instituto de Biociências de Botucatu/UNESP, especialista na área. Direcionada para áreas específicas de investigação científica, a obra traz 750 definições científicas, realçando a perspectiva crítica e analítica e adequando os termos às transformações mais recentes da ciência. Também expõe de maneira sintética e didática o método lógico para a construção de um artigo científico internacional, estimulando discussões em torno de definições aplicadas em todo o processo de difusão da pesquisa científica.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket