Novidades no acervo da Biblioteca – nº 07/2014

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os sentidos da saúde e da doença


A obra – organizada por Dina Czeresnia, Elvira Maria Godinho de Seixas Maciel e Rafael Antonio Malagón Oviedo – aborda a maneira de olhar a saúde e a doença e os diversos entendimentos acerca desses conceitos. Os autores chamam a atenção para a importância de práticas terapêuticas que estabeleçam uma relação entre técnicas baseadas nos conhecimentos científicos e outros saberes.

A abordagem principal do livro parte da reflexão entre saúde, adoecimento e morte, e, nesse sentido, preocupa-se com questões como qualidade de vida de pacientes terminais, medicina preventiva, promoção da saúde e bioética. A tentativa de definir saúde como conceito científico deixa de ser uma verdade absoluta, uma vez que leva em consideração somente limites orgânicos produzidos pela ciência básica e pela estatística. 

A saúde, segundo os autores, não pode ser vista apenas como ausência de doença, mas tem uma dimensão mais ampla, sendo compreendida como potência para lidar com a existência, relacionando as expressões humanas, tais como vitalidade e felicidade. Saúde e adoecimento, vida e morte estão em constante relação. Os autores demonstram, que apesar de toda a tecnologia médica, os conceitos abordados vão além de constantes fisiológicas; e a existência de tecnologias que permitam manter pacientes vivos, mesmo que não exista a possibilidade de cura, gera dilemas éticos.

Para os autores, a prática em saúde deriva de uma construção interdisciplinar, envolvendo dimensões simbólicas e culturais, sociais e filosóficas.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 07 a 17/04/2014.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket