Novidades no acervo da Biblioteca – nº 08/2014

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pionero de la salud pública Dr. Abraham Horwitz Barak


Personalidade marcante da saúde pública mundial e pan-americana durante a segunda metade do século XX, Abraham Horwitz (1910-2000) teve grande influência na criação da Escola de Saúde Pública da Universidade do Chile. Clínico e infectologista, foi também um dos organizadores do sistema público de saúde chileno, além de membro destacado da OPAS, instituição da qual foi diretor executivo por quatro mandatos consecutivos.

Horwitz foi um pioneiro no estímulo à pesquisa nas áreas de saneamento básico, nutrição e erradicação de doenças transmissíveis, entre outras. Seu diferencial foi criar ações que relacionavam economia, administração e saúde.

A obra destaca o caráter inovador e contemporâneo do pesquisador, ressaltando suas ações humanistas que orientaram todo o período de sua administração. Revela ainda o extenso legado intelectual, científico e técnico de Horwitz, bem como seu profundo interesse em uma ampla gama de problemas de saúde pública e suas questões, aos quais dedicou a sua vida, oferecendo contribuições que vão além do limite do campo da saúde pública tradicional.

A obra está dividida em três partes: uma síntese sobre os antecedentes familiares, formação e contribuição de Horwitz à saúde pública chilena; uma análise de sua obra no âmbito da saúde pública durante sua gestão na OPAS; e considerações sobre sua contribuição no estímulo às atividades de pesquisa para criar evidências científicas aplicáveis a fim de promover avanços na saúde pública.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 22 a 30/04/2014.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket