Em uma biblioteca os livros têm uma vida bastante agitada. Passam de mão em mão, de mochila em mochila, de casa em casa, mesa em mesa, quarto, cama, copa, cozinha e por aí vai...
O leitor, ávido de informação, lê, anota, dobra, rabisca, às vezes dorme em cima e em outras o cachorro come. Os livros são carregados para as aulas, para casa, para o trabalho, faça chuva ou faça sol. Essas andanças fazem com que eles se derretam ao sol tropical, fiquem com a capa empenada, percam a lombada, enfim, o livro sofre, mas não reclama, continua ao seu dispor guardando informações e/ou segredos para serem descobertos silenciosamente.
Você sabia que todas essas idas e vindas podem causar danos à saúde do livro e por vezes irreversíveis? Por essas e por outras damos algumas dicas para o manuseio dos livros e como evitar danos. Conservem o livro adotando medidas preventivas para a sua saúde, evitando assim que ele vá parar na UTI, isto é, ser restaurado e reencadernado. Seguindo esses cuidados preventivos, você estará contribuindo para prolongar a vida útil do acervo da Biblioteca.
- Ao retirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
- Não fazer anotações ou marcações nos livros, mesmo que a lápis. As anotações importantes para você podem não ser importantes para outro usuário.
- Evite folhear os livros com os dedos umedecidos com saliva ou com as mãos sujas.
- Evite debruçar-se ou apoiar os cotovelos sobre os livros.
- Utilize marcadores de páginas. Evite dobrar (fazer “orelhas”) e marcar páginas com objetos como clipes, lápis, caneta e outros, para não deformar o papel.
- Evite reproduzir livros frágeis ou muito antigos em copiadoras.
- Evite comer e beber perto das obras, pois o alimento e o líquido podem causar danos irreversíveis aos materiais.
- Nunca utilizar fitas adesivas ou cola. Quando necessário o conserto, comunique o problema no momento da devolução.
- Ao rasgar ou recortar folhas, figuras e capítulos de livros você estará mutilando a informação, que poderá ser única e insubstituível, e que é de uso de todos.
- A exposição dos livros à luz solar, à chuva ou ao calor prejudicam a conservação do papel e facilita o desenvolvimento de micro-organismos. Evite variações de temperatura e umidade e não deixe os livros dentro do carro.
- A fumaça do cigarro e as cinzas amarelam e mancham os livros, além do odor desagradável que fica no material, portanto, evite fumar perto das obras.
E para resumir... Assista ao vídeo:
2 comentários:
Muito bacana e criativo. Gostei bastante de "Livros" com Caetano Veloso - deve ter sido gravado no Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro.
Ótima matéria, colegas. Até quem não gosta de livros, gente sem entranhas, é capaz de gostar!
Postar um comentário