Vários alunos de pós-graduação da FSP receberam convites de editoras comerciais nacionais e internacionais para a publicação de sua dissertação ou tese em formato de livro impresso e consultaram a Biblioteca sobre a recomendação ou não desta prática.
A recomendação da USP, conforme a Resolução CoPGr 5401 é a disponibilização da tese na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, de acesso aberto e gratuito. Com isso, a tese será divulgada em outros sites institucionais, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – IBICT, Portal de Teses e Dissertações da Biblioteca Virtual de Saúde Pública e Dedalus - Catálogo das Bibliotecas da USP.
Entretanto, caso o aluno tenha interesse em publicar em editoras comerciais, e estas solicitem a retirada do conteúdo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, o aluno deverá solicitar formalmente à Comissão de Pós-Graduação da Unidade a retirada temporária (2 anos, prorrogáveis por mais 2 anos) conforme resolução acima citada.
No meio acadêmico-científico o valor de um trabalho é reconhecido por seus pares, principalmente mediante a publicação em revistas científicas de qualidade, amplamente disseminadas em bases de dados especializadas, nacionais e internacionais.
Ao optar por uma editora, o aluno deve estar ciente das vantagens e desvantagens oferecidas, considerando os riscos e o valor da publicação no meio científico.
0 comentários:
Postar um comentário