“Un nuevo Mundo Feliz: la precariedad del trabajo en la era de la globalización”
Nesse curioso livro de 1999, Ulrich Beck, sociólogo alemão, professor da Universidade de Munique e da London School of Economics, fala da “brasileiração” do Ocidente.
Ele afirma que o futuro do trabalho na Europa já se pode ver materializado no Brasil onde, em bem poucos anos, apenas um a cada dois empregados terá trabalho fixo e turno completo. A outra metade trabalhará em condições precárias.
Beck não vê isso como um cenário negativo, mas como uma oportunidade, pois sustenta que precisamos de um novo modelo social e que a sociedade civil precisa se comprometer e lutar por um novo mundo: mais feliz.
Em resumo, ao ver dele, o mercado de trabalho europeu se aproximava do nosso, com a precariedade do vínculo empregatício, o que colocava a democracia em perigo. Resta saber se o cenário e a hipótese são os mesmos após a crise econômica de 2008...
Leia esse e outros livros do mesmo autor que a biblioteca acaba de adquirir:
- La mirada cosmopolita o la guerra es la paz.
- La sociedad del riesgo mundial: en busca de la seguridad perdida.
- Poder y contrapoder en la era global: la nueva economía política mundial.
- Generación global.
- La Europa cosmopolita: sociedad y pol¡tica en la segunda modernidad.
Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no 1º andar da Biblioteca.
0 comentários:
Postar um comentário