Novidades no acervo da Biblioteca - 19 a 30/11/12

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

História da sexualidade I: a vontade de saber

Primeiro de três volumes da complexa obra de Michel Foucault sobre a sexualidade nas sociedades ocidentais, o livro analisa uma série de discursos que fundaram, a partir de meados do século XVI, a “ciência do sexo” (scientia sexualis). Para o filósofo francês, a proliferação de discursos sobre a sexualidade indica que houve um projeto de iluminação de todos os aspectos do sexo, por parte de instituições de controle social, entre as quais a Igreja, a escola e a família, e também dos saberes como a medicina, a biologia e a psiquiatria.

Ao contrário do que supõe o senso comum, essa produção discursiva não teve por objetivo proibir o sexo. Segundo Foucault, ao incitar a manifestação e a confissão das práticas sexuais, esse saber-poder esquadrinhou a sexualidade dos indivíduos e instituiu um aparelho multiplicador que produziu e reproduziu verdades sobre a sexualidade, categorizando-a como normal heterossexual, familiar e desviante (masturbador, homossexual, pervertido). No século XIX, esse projeto intensificou-se ao aliar-se a um projeto científico, notadamente o médico e biológico reprodutivo. Sob uma aura de neutralidade, esses discursos serviram como peça essencial de uma estratégia de controle do indivíduo e da população.

O volume “A vontade de saber” é uma introdução geral aos temas que o filósofo francês aprofunda mais tarde em História da sexualidade II e III (respectivamente O uso dos prazeres e O cuidado de si), configurando-se no grande projeto foucaultiano de estabelecimento de uma arqueologia dos saberes e uma genealogia dos poderes da sociedade contemporânea.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.

0 comentários:

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket