O quarto paradigma – descobertas científicas na era da eScience
Organizado por três pesquisadores do Microsoft Research – programa da multinacional de tecnologia e informática Microsoft, cujo objetivo é ser um catalisador para a inovação na pesquisa em instituições de ensino de todo o mundo, em parceria com universidades e governos – o livro discute o surgimento, os benefícios e os desafios de uma nova área científica: a eScience, ou ciência intensiva em dados. Esse novo campo, que começou a surgir há cerca de uma década, em diferentes partes do mundo, também é conhecido como data-drive science (ciência orientada por dados), cyberinfrastructure (ciberinfraestrutura, from data to knowledge (dos dados ao conhecimento) e fourth paradigm (quarto paradigma).
Na eScience, cientistas da computação unem-se a pesquisadores de diferentes domínios do conhecimento para desenvolver novos conceitos e teorias a partir de grandes quantidades de dados disponibilizados por diferentes tecnologias. Utilizando ao mesmo tempo hardwares (sensores, sistemas computacionais de armazenamento, processamento e comunicação, entre outros) e softwares, a nova área consegue não apenas lidar com a quantidade cada vez maior de dados gerados pela ciência quanto aproveitá-los de forma remota e multidisciplinar.
O panorama exposto em O quarto paradigma indica que a eScience já começa a mudar os rumos da pesquisa científica. E com eles, a ciência já começa a se reinventar com o uso de tecnologias inovadoras, como a colaboração em nuvem, a computação quântica e a arquitetura multinúcleo.
Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição térreo da Biblioteca.
0 comentários:
Postar um comentário