Guia Alimentar para a População Brasileira
Os cuidados e caminhos para uma alimentação saudável, saborosa e balanceada são o foco do novo Guia alimentar para a população brasileira, lançado no início de novembro pelo Ministério da Saúde. Elaborado em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da USP, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a publicação teve coordenação técnica dos professores Carlos Augusto Monteiro e Patrícia Constante Jaime, ambos do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP).
Entre as inovações da atual edição, destaca-se a recomendação que a população consuma alimentos frescos (frutas, carnes, legumes e verduras) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas) e evite os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes) – na versão anterior, de 2006, a ênfase era nos grupos alimentares e porções (quantidades). O objetivo do guia é promover a saúde e a boa alimentação, mantendo o foco na desnutrição, em forte declínio em todo o país, e, sobretudo, na prevenção de enfermidades em ascensão, fortemente vinculadas aos maus hábitos alimentares, como obesidade, diabetes, AVC, infarto e câncer.
Com linguagem acessível, a publicação é voltada às famílias diretamente e, também, aos profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores cujo ofício envolva a promoção da saúde da população. Além de orientar sobre os alimentos mais saudáveis, o guia traz informações sobre o preparo das refeições e sugestões para driblar a falta de tempo e a inabilidade culinária, que servem de justificativa para a manutenção de um padrão alimentar pouco saudável.
O processo de elaboração do guia, iniciado há um ano, envolveu a realização de duas oficinas nacionais com pesquisadores, profissionais de saúde, educadores e representantes de organizações da sociedade civil e duas oficinas regionais nas 27 unidades da federação. Também foi realizada consulta pública que mobilizou 436 participantes – entre instituições de ensino, órgãos públicos, conselhos e associações profissionais, setor privado e pessoas físicas –, da qual resultaram 3.125 comentários e sugestões.
Uma versão impressa da publicação, que 151 páginas ilustradas, será distribuída às unidades de saúde de todo o Brasil. A versão eletrônica já está disponível no portal do Ministério.
Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 01 a 19/12/2014.
0 comentários:
Postar um comentário