Boas festas e Feliz 2015!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Novidades no acervo da Biblioteca – n. 17/2014

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Guia Alimentar para a População Brasileira

Os cuidados e caminhos para uma alimentação saudável, saborosa e balanceada são o foco do novo Guia alimentar para a população brasileira, lançado no início de novembro pelo Ministério da Saúde. Elaborado em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da USP, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a publicação teve coordenação técnica dos professores Carlos Augusto Monteiro e Patrícia Constante Jaime, ambos do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP).

Entre as inovações da atual edição, destaca-se a recomendação que a população consuma alimentos frescos (frutas, carnes, legumes e verduras) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas) e evite os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes) – na versão anterior, de 2006, a ênfase era nos grupos alimentares e porções (quantidades). O objetivo do guia é promover a saúde e a boa alimentação, mantendo o foco na desnutrição, em forte declínio em todo o país, e, sobretudo, na prevenção de enfermidades em ascensão, fortemente vinculadas aos maus hábitos alimentares, como obesidade, diabetes, AVC, infarto e câncer.

Com linguagem acessível, a publicação é voltada às famílias diretamente e, também, aos profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores cujo ofício envolva a promoção da saúde da população. Além de orientar sobre os alimentos mais saudáveis, o guia traz informações sobre o preparo das refeições e sugestões para driblar a falta de tempo e a inabilidade culinária, que servem de justificativa para a manutenção de um padrão alimentar pouco saudável.

O processo de elaboração do guia, iniciado há um ano, envolveu a realização de duas oficinas nacionais com pesquisadores, profissionais de saúde, educadores e representantes de organizações da sociedade civil e duas oficinas regionais nas 27 unidades da federação. Também foi realizada consulta pública que mobilizou 436 participantes – entre instituições de ensino, órgãos públicos, conselhos e associações profissionais, setor privado e pessoas físicas –, da qual resultaram 3.125 comentários e sugestões.

Uma versão impressa da publicação, que 151 páginas ilustradas, será distribuída às unidades de saúde de todo o Brasil. A versão eletrônica já está disponível no portal do Ministério.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 01 a 19/12/2014.

Acesso à Biomed Central

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A BioMed Central é uma plataforma que reúne 272 periódicos em acesso aberto revisados por pares e indexados em bases de dados altamente conceituadas. O portfólio de revistas abrange todas as áreas da biologia, biomedicina e medicina, e inclui títulos de interesse geral como a BMC Biology e a BMC Medicine, juntamente com revistas especializadas como a Retrovirology e a BMC Genomics.

Todos os artigos originais de pesquisa publicados pela BioMed Central ficam disponíveis por acesso aberto em meio eletrônico imediatamente após sua publicação. A BioMed Central aplica uma taxa de processamento para cada artigo, a fim de cobrir o custo do processo de publicação. A USP, como membro da Biomed Central, proporciona aos seus autores um desconto de 25% sobre a taxa cobrada.

Autores que publicam com a BioMed Central mantêm os direitos autorais de seu trabalho que são licenciados pelo Creative Commons, permitindo que os artigos sejam re-distribuídos sem restrição, desde que a obra original esteja corretamente citada, possibilitando ainda o depósito do artigo no repositório institucional da USP "Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP".

O link para acesso à Biomed Central é: http://www.biomedcentral.com/inst/135948

Novidades no acervo da Biblioteca – n. 16/2014

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Social na Epidemiologia


Homenagem ao legado da cientista social Cecília Donnangelo, professora do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, no esforço brasileiro de construção da saúde coletiva, o livro é baseado na última aula ministrada por ela em um inusitado curso de epidemiologia realizado, em outubro de 1982, na Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo. Autora de obras essenciais como Medicina e sociedade e Saúde e sociedade, baseadas em sua tese de doutoramento e de livre-docência, respectivamente, Donnangelo é essencialmente conhecida por suas reflexões sobre o projeto político e os dilemas que envolvem as práticas de saúde, especialmente a prática médica, na reprodução da força de trabalho nas sociedades de classe. Na aula reproduzida no livro, ela insere de forma pioneira a dimensão social no campo da epidemiologia.

Organizada em três seções, a obra descreve o contexto em que o curso foi realizado – uma demanda específica de um pequeno grupo de sociólogos que haviam ingressado pouco antes na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; a transcrição fidedigna da aula, intitulada “A conceptualização do social na interpretação da doença: balanço crítico”; e os comentários críticos sobre a atualidade da contribuição do pensamento de Donnangelo para a saúde coletiva, em que se destacam o equatoriano Jaime Breilh, professor de epidemiologia e diretor da área de saúde da Universidad Andina Simón Bolivar, e José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, professor titular do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

O livro sobre Cecília Donnangelo – que faleceu em janeiro de 1983 em um acidente de carro – é uma edição do Instituto de Saúde, no âmbito da coleção “Temas em Saúde Coletiva”.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 03 a 28/11/2014.

Treinamento Online da Plataforma SpringerLink

A Editora Springer está oferecendo Treinamento Online (via webex) no dia 12/11/14 (quarta-feira), em dois horários:

10h00 às 11h00 — Registro: http://bit.do/Nov12-10hs
14h00 às 15h00 — Registro: http://bit.do/Nov12-14hs


Conteúdo do Treinamento:

- Cadastro de usuário no Springerlink: springerlink.com

- Formas de acesso aos periódicos que fazem parte do portal da CAPES

- Busca/pesquisa/download de eBooks e Journals na base

- Download e importação de citações

- Reportando problemas de acesso

- Ferramentas gratuitas da Springer para pesquisa e para autores de artigos científicos

Biblioteca da FSP/USP disponibiliza texto integral dos Arquivos da Faculdade de Higiene e Saúde Pública

quinta-feira, 6 de novembro de 2014


Em comemoração aos 80 anos da USP, o acervo dos Arquivos da Faculdade de Higiene e Saúde Pública está agora disponível integralmente no Portal de Revistas da USP. O acervo digitalizado traz as 31 edições do periódico, em formato PDF, publicado entre 1947 e 1966. 

A publicação, antecessora da Revista de Saúde Pública – um dos mais importantes periódicos científicos no campo da saúde pública e nutrição, na atualidade –, não só é um valioso registro histórico da produção e evolução acadêmico-científica da instituição, como um indicador das principais características do processo saúde-doença do país, no período. 

No primeiro volume, lançado em junho de 1947, um texto do professor Geraldo H. de Paula Souza, então diretor da instituição, anuncia os princípios norteadores dos Arquivos, que sucederam os Boletins do Instituto de Hygiene. Editados entre 1919 e 1945, o acervo de boletins também será digitalizado.

No Portal de Revistas da USP é possível acessar os Arquivos pelo link http://www.revistas.usp.br/afhsp/ ou a partir dos índices alfabético, por área do conhecimento ou por unidade.

A digitalização desse importante e histórico acervo foi realizada pela Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP, por meio de Projeto Fapesp, com apoio do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP – SIBiUSP para sua disponibilização e atribuição do DOI.

Resultado do sorteio de livros – mês de outubro/2014

terça-feira, 4 de novembro de 2014

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de outubro:
- ANDRESSA LOPES DA MOTA
- EDINA DA ROSA DURÃO MOLA
- ETELVINA ALEXANDRE CAETANO MEQUE

Parabéns aos contemplados!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

USP 80 anos – Ciclo de debates

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Para marcar os 80 anos da fundação da Universidade de São Paulo, comemorados ao longo de 2014, ocorre em novembro o ciclo de debates “A USP e a Sociedade”.

A proposta do evento é reunir a cada semana do mês, convidados de destaque para discutir a contribuição da USP e sua interação com a sociedade em diferentes áreas.

As discussões ocorrem sempre no auditório do Conselho Universitário da USP (Rua do Anfiteatro, 513 - Butantã, São Paulo), com início às 9h45, horário que busca favorecer também a presença de interessados de outros municípios. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site: sites.usp.br/80anos. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail usp80anos@usp.br.

04 de novembro - Difusão do conhecimento gerado na USP
  • Marco Antonio Zago, Reitor da USP
  • Vahan Agopyan, Vice-Reitor da USP
  • Antonio Carlos Hernandes, Pró-Reitor de Graduação
  • Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, Pró-Reitora de Pós-Graduação
  • José Eduardo Krieger, Pró-Reitor de Pesquisa
  • Maria Arminda do Nascimento Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária

10 de novembro - A USP e os meios de comunicação
  • Eugênio Bucci, Escola de Comunicações e Artes da USP - coordenação
  • Álvaro Pereira Jr, Grupo Globo
  • Roberto Godoy, O Estado de S. Paulo
  • Marcelo Leite, Folha de S. Paulo

17 de novembro - Inovação científica
  • Luiz Nunes de Oliveira, Instituto de Física da USP de São Carlos - coordenação
  • Glauco Antonio Truzzi Arbix, Presidente da FINEP
  • Glaucius Oliva, Presidente do CNPq
  • Hernan Chaimovich, coordenador adjunto de programas especiais e coordenador dos CEPIDs da FAPESP
24 de novembro - USP como geradora de conhecimento em padrão de excelência
  • Celso Lafer, Presidente da FAPESP – coordenação
  • Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República
  • José Goldemberg, ex-Ministro da Educação
  • Adib Jatene, ex-Ministro da Saúde
A organização do evento é uma iniciativa conjunta das quatro Pró-Reitorias da Universidade de São Paulo, com a seguinte equipe:

Prof. Dr. Moacyr Novaes (coordenador) – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Prof. Dr. Rui Curi – Pró-Reitoria de Graduação
Profa. Dra. Agma J. M. Traina – Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Profa. Dra. Luciane M. Ortega – Pró-Reitoria de Pesquisa

Chamada de artigos – Revista Pan-Americana de Saúde Pública

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), anuncia a convocatória de artigos a serem submetidos para publicação do número especial sobre “Fortalecimento dos sistemas regulatórios para medicamentos e outras tecnologias na Região das Américas”, a ser publicado ao final de 2015. Este número especial conta com a colaboração da US Food and Drug Administration (FDA).

Serão aceitos artigos originais, revisões sistemáticas, artigos de opinião e de análises, informes especiais e comunicados breves; podendo ser submetidos nos idiomas português, espanhol ou inglês.

Os autores deverão seguir as instruções da Revista para a submissão dos trabalhos e a seleção dos mesmos seguirá os procedimentos habituais e que incluem a revisão por pares.

Informações adicionais disponíveis na página www.paho.org/journal

Resultado do sorteio de livros – mês de setembro/2014

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de setembro:
- ADEYLSON GUIMARÃES RIBEIRO
- ROSARIO DEL SOCORRO AVELLANEDA YAJAHUANCA

Parabéns aos contemplados!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

O espaço das bibliotecas e seus serviços no atual contexto da informação


Inscrições: http://bit.Ly/1sgAEc1


Novidades no acervo da Biblioteca – n. 15/2014

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas


Fruto do trabalho do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Discursivas e Produção de Sentidos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, criado e coordenado pela Profa. Dra. Mary Jane Spink, o livro apresenta o passo a passo das principais ferramentas metodológicas de análise e reflexão utilizadas pelo grupo para pesquisar no cotidiano.

Dividida em três partes, que contemplam 14 capítulos, a obra traz os posicionamentos teóricos, epistemológicos e éticos adotados e compartilhados por pesquisadores vinculados ao núcleo. A apresentação das ferramentas, extremamente didática, é feita por meio das próprias pesquisas realizadas pelo grupo, ao longo de seus 25 anos de existência, em diferentes campos de conhecimento, com destaque para o da saúde.

Nomeada “Como fazemos”, a segunda parte demonstra a aplicabilidade de diferentes ferramentas de pesquisa no cotidiano, entre as quais, as entrevistas; as pesquisas com grupos (inclusive focais); as conversas no cotidiano; as observações e a construção de corpus analítico a partir de jornais, revistas e documentos de domínio público. Na terceira parte (“Como analisamos”) os autores expõem algumas das estratégias de análise de informações empregadas nessas pesquisas, entre as quais a análise de repertórios linguísticos; o uso de mapas dialógicos; a redação de diários de campo; e o uso de narrativas. Traz, ao final, um glossário dos principais conceitos adotados pelos autores.

A obra, em formato PDF, está disponível gratuitamente na Biblioteca Virtual de Ciências Humanas do Centro Edelstein.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 29/9 a 31/10/2014.

Rede Humaniza SUS

segunda-feira, 22 de setembro de 2014




Elaborado de maneira colaborativa, o site Rede Humaniza SUS (RHS) reúne interessados em gestão e cuidado humanizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Não é preciso se cadastrar para ter acesso ao conteúdo da página, mas o usuário que quiser enviar um post, comentar as notícias postadas, possuir um perfil completo etc. deverá fazer o cadastro.

A RHS disponibiliza os Cadernos HumanizaSUS integralmente em PDF, além de outras publicações, como as Cartilhas HumanizaSUS. Veja vídeos relacionados, fotos, entre nas conversas.

Para quem está envolvido nesta área de estudo e atuação, vale a pena conhecer o site e participar da comunidade.


Novidades no acervo da Biblioteca – n. 14/2014

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Vigiar e punir

Este livro publicado originalmente em 1975, por Michel Foucault, filósofo francês, alterou o modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental.

Este é um estudo científico baseado na evolução histórica da legislação penal e seus motivos coercitivos e punitivos.

Michel Foucault estuda os mecanismos sociais e teóricos que estão por de trás dos sistemas penais ocidentais e as mudanças que ocorreram durante a era moderna.

Foucault muda a ideia habitualmente aceita de que a prisão é uma forma humanista de cumprir pena. Ele frisa que o direito penal moderno não cumpre o papel de punir, o que se pretende ao fim é a readaptação de delinquentes.

Para ele a disciplina deve impor-se sem uma força excessiva, através de uma atenta observação, a fim de se forjar uma atitude correta.

O delinquente é definido em oposição ao cidadão normal como louco, meliante, malvado e anormal.

O livro está dividido em quatro partes, intituladas, suplício, punição, disciplina e prisão.

A prisão, para Foucault, como meio central de punição criminal, pertence a uma vasta rede de controle social, que compreende escolas, instituições militares, hospitais, fábricas.

O funcionamento deste sistema é propiciado pelas autoridades científicas da medicina, psicologia e criminologia.

A grande evolução que o Estado vem passando de milênio para milênio, de século para século, aprendeu uma nova lição que ensina: “o sofrimento físico, a dor do corpo não são mais os elementos constitutivos da pena. O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma economia dos direitos suspensos”.

Hoje devemos suspender o direito de liberdade ou os direitos políticos, mas nunca, jamais, o direito à vida ou o direito à incolumidade física. Entretanto, infelizmente, alguns Estados não cumprem os tratados internacionais de direitos humanos e ainda hoje assistimos, a existência de prisões que são verdadeiras masmorras ou calabouços insalubres e degradantes. Dessa maneira fica impossível recuperar o indivíduo para o convívio em sociedade.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 01 a 26/09/14.

Treinamento ENDNOTE BASIC

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Estão abertas as inscrições para o treinamento ENDNOTE BASIC que será realizado no dia 29 de outubro de 2014 (quarta-feira), das 13h30 às 17h30.

Serão mostradas as principais funcionalidades desse gerenciador de referências bibliográficas, como a coleta de referências em várias bases de dados, a organização e o gerenciamento dos registros coletados e o uso integrado do software com um editor de texto.

Podem participar do treinamento os docentes, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos da Faculdade de Saúde Pública.


Resultado do sorteio de livros – mês de agosto/2014

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de agosto:
- ADEYLSON GUIMARÃES RIBEIRO
- GIOVANNA MARIAH ORLANDI

Parabéns aos contemplados!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

A USP e as Profissões 2014

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O programa “USP e as profissões” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária oferece, aos estudantes oriundos do ensino médio e de cursinhos preparatórios, a oportunidade de conhecer as carreiras e os cursos da Universidade, por meio de palestras e visitas monitoradas nas unidades da USP.

Na Faculdade de Saúde Pública o evento ocorreu no dia 12 de agosto, com a visita de alunos interessados nos cursos de Graduação em Saúde Pública e Graduação em Nutrição.

A Biblioteca da FSP participou do evento com a apresentação do nosso espaço físico, equipamentos, acervos e serviços e a sua importância para o ensino, a pesquisa e a extensão relacionados às atividades da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Participaram da visita 32 interessados em conhecer os nossos cursos de graduação e foram recepcionados pelas funcionárias da Biblioteca Gisele e Suely.



         




Veja também como foi a visita do dia 06/05/14.

Novidades no acervo da Biblioteca – n. 13/2014

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Destaque: O mundo está gordo: modismos, tendências, produtos e políticas que estão engordando a humanidade


O livro escrito por Barry Popkin, professor e diretor do Centro Interdisciplinar de Obesidade da UNC (Universidade da Carolina do Norte), aborda quais foram os fatores que propiciaram o crescimento alarmante da obesidade generalizada, que para o autor é um problema de proporções epidêmicas no mundo inteiro.

Popkin sustenta a tese de que a obesidade generalizada não está mais centralizada somente nas escolhas alimentares individuais, mas também em outros fatores como, por exemplo, a tecnologia que provoca mudanças intensas e aceleradas em nossas vidas, tanto no trabalho quanto em casa; a globalização aumentando o acesso a ideias, pessoas e produtos por todo o mundo; os governos e as empresas multinacionais que têm um poder extraordinário para moldar a vida cotidiana dos indivíduos, influenciando inclusive os hábitos alimentares.

O pesquisador afirma que hoje o número de pessoas acima do peso é superior ao de pessoas desnutridas, e que isso é fruto de mudanças no modo como nos alimentamos, bebemos e nos movimentamos. Essas mudanças no estilo de vida associadas à redução radical nos padrões de atividade física em casa, no trabalho e na escola, afetam a composição corporal de pessoas pelo mundo.
Segundo o autor, a obesidade não está condicionada apenas a escolhas individuais, mas também ao ambiente que nos cerca. Os estímulos ao nosso redor nos encorajam a comer e a beber constantemente. Para Popkin a saída é encarar a obesidade como um problema de saúde pública mundial e partir para prevenção e controle.

O professor Popkin realizou estudos com grandes pesquisadores da área da nutrição em diversos países como: China, Filipinas, Rússia, Quirguistão e Emirados Árabes Unidos; e juntamente com o professor Carlos Augusto Monteiro, pesquisador/docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, participou de pesquisas relacionadas à transição de padrões de nutrição.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 04 a 29/08/14.


Resultado do sorteio de livros - mês de junho/2014

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de junho:
- CAROLINA ROGEL DE SOUZA
- TEREZINHA E. M. DE CARVALHO

Parabéns às contempladas!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

Novidades no acervo da Biblioteca – n. 12/2014

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Debate Ambiental: Sustentabilidade

O livro escrito por Camila Sasahara e Maria Elisa Garavello é um referencial teórico sobre sustentabilidade ambiental, e tem como objetivo estudar o sentido epistemológico do conceito de sustentabilidade ambiental. Revela uma visão teórica dos paradigmas, cartesiano e econômico, orientadores do desenvolvimento da sociedade moderna, que causam as degradações nos âmbitos ambiental e social, onde se situam os interesses, os atritos e a complexidade dos problemas sistêmicos.

As autoras nos levam a refletir sobre as mudanças necessárias para construção de paradigmas que orientem a sociedade, possibilitem projeções e proposições de caminhos, e proporcionem a interação de ideias em prol de uma vida sustentável e harmoniosa no futuro. Segundo as autoras, o ser humano causou drásticas modificações no meio ambiente, o que justifica a preocupação, sobretudo com o tema da sustentabilidade ambiental.

Os capítulos estão dispostos de maneira que o leitor possa ter uma visão geral a respeito da temática ambiental. O primeiro capítulo trata dos paradigmas que orientam a sociedade moderna, para que se tenha uma percepção da degradação ambiental.

No segundo capítulo tem-se um histórico ambiental, focado nas diferentes concepções de sustentabilidade ambiental. E no terceiro capítulo são debatidas as duas grandes vertentes, a dos ecologistas modernos e a dos ecologistas radicais.

O livro é fruto de uma discussão ambiental que gira em torno do foco social e econômico, utilizando ideias como educação, interdisciplinaridade, técnica e desenvolvimento sustentável para tentar minimizar os danos causados ao meio ambiente.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 30/06 a 01/08/14.

Novidades no acervo da Biblioteca – n. 11/2014

quinta-feira, 5 de junho de 2014

O laboratório e a República: saúde pública, ensino médico e produção de conhecimento em São Paulo (1891-1933)



Com origem na tese de doutorado defendida em 2004, por Márcia Regina Barros da Silva, na Universidade de São Paulo, este livro tem como argumento central que as ciências e suas histórias são necessárias para compreensão da história do Brasil.

A proposta da autora é acompanhar como foram se transformando as relações entre medicina, saúde e sociedade em São Paulo, no período que vai de 1891, data da primeira lei estadual, que estabelecia a criação de uma escola de medicina no Estado de São Paulo, até a incorporação da Faculdade de Medicina e Cirurgia à Universidade de São Paulo.

O livro está dividido em três capítulos. O primeiro analisa como a “república paulista” aborda os temas saúde e ensino. O segundo investiga as atividades médicas de atendimento e tratamento, realizadas em diferentes instituições em São Paulo. E o terceiro capítulo avalia quais iniciativas ajudaram a preparar o terreno para a implantação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP).

A historiadora apresenta uma ampla pesquisa documental que recupera a visão mais especializada da saúde e da doença, e investiga os caminhos percorridos pelos médicos paulistas, na busca da consagração da ciência médica em benefício da saúde pública no Estado de São Paulo.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 02 a 28/06/14.

Resultado do sorteio de livros – mês de maio/2014

segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de maio:
- ANA ELISA MADALENA RINALDI
- GLÁUBIA ROCHA BARBOSA RELVAS

Parabéns às contempladas!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

Palestra "Open Access: globalizing science in the right way"

quinta-feira, 29 de maio de 2014

A Organização do 11th CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo (USP), convidam para o a palestra:

"Open Access: globalizing science in the right way" (com tradução simultânea)

Palestrante: Prof. Dr. Jean-Claude Guédon, Montreal University, Canada
Moderador: Prof. Dr. Armando Malheiro, University of Porto, Portugal
Debatedor: André Serradas, Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo

Data: 30.05.2014
Horário: 9h-10h30
Local: FEA – Auditorio FEA 5
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 Cidade Universitária

Inscrições: Não é necessário inscrição. Apresentar identificação (RG ou Carteira USP).

Nova plataforma para Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos no Portal de Periódicos – CAPES

quinta-feira, 22 de maio de 2014


A CAPES adquiriu recentemente a plataforma Thomson Reuters Integrity que está sendo disponibilizada gratuitamente a diversas Instituições Brasileiras meio do Portal de Periódicos CAPES.

O Integrity é uma ferramenta que auxilia na pesquisa e desenvolvimento de fármacos e terapias, principalmente no estágio pré-clínico, integrando dados de origem química, biológica e farmacológica na mesma plataforma. Além de trazer dados sobre mais de 420.000 compostos com atividade biológica conhecida, ainda provê o maior banco de biomarcadores do mundo.

Voltada para estudantes, docentes e pesquisadores das áreas de biologia, biomedicina, farmacologia, química, medicina e ciências da saúde, de forma geral.

Para acessar a plataforma:
1- Acessar http://www.periodicos.capes.gov.br/ - a partir de um computador conectado à rede USP
2- No campo “Buscar Base”, digitar “Integrity”
3- Clicar no resultado: Integrity
4- Para quem não tem um Username e senha, é necessário fazer a inscrição clicando no link mostrado neste parágrafo:
“Se você ainda não possui um Nome de Usuário e uma Senha, clique aqui para se cadastrar.”
5- Preencha o formulário, definindo seu Username e Password;
6- Entre seus dados e terá acesso à plataforma.

Treinamentos 


Turma 1
Dia: 11 de junho de 2014
Horário: 10h-11h30
Local: Auditório - Departamento Técnico - Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP
Endereço: Rua da Biblioteca, s/nº, Complexo Brasiliana, 1ºsubsolo - Cidade Universitária - SP, São Paulo
Link para inscrição: http://bit.ly/1gvasec

Turma 2
Dia: 11 de junho de 2014
Horário: 14h-15h30
Auditório - Departamento Técnico - Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP
Endereço: Rua da Biblioteca, s/nº, Complexo Brasiliana, 1ºsubsolo - Cidade Universitária - SP, São Paulo
Link para inscrição: http://bit.ly/1gvc0Vt

Maiores informações:
Solutions Specialist – Life Sciences
IP & Science

Novidades no acervo da Biblioteca – nº 10/2014

terça-feira, 20 de maio de 2014

Tabagismo: uma doença pediátrica


O pediatra e pneumologista João Paulo Becker Lotufo, coordenador do ambulatório do Hospital Universitário da USP, baseado em suas experiências clínicas, e estudos realizados no combate ao tabagismo, coloca o problema de pais tabagistas, as doenças respiratória dos filhos, e a influência do tabagismo na fertilidade, gestação e lactação.

O pediatra ensina o pai tabagista, orientando-o sobre higiene ambiental adequada, tratamento farmacológico para cessação do tabagismo, formação de grupos de apoio ambulatorial antitabágico, entre outras estratégias para minimizar os efeitos do vício. Dessa maneira os pais aprendem a cuidar da saúde dos filhos que são fumantes passivos.

O livro destaque o trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar (psicólogos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas e profissionais de educação física), no controle do vício.

Cada vez mais cedo o interesse pelo cigarro desperta, afirma o Dr.Lotufo, ou pelo fato dos pais serem fumantes, ou pela oferta fácil de cigarros, ou pela falta de rigidez na educação das crianças.

Segundo ele, o vício do cigarro é o maior problema de saúde pública do planeta, e deve ser combatido com uma política antitabaco mais rígida, proibindo o consumo de cigarros em qualquer ambiente, dentro de casa, nas empresas, nas escolas, nos restaurantes, pois o fumante passivo também sofre com os malefícios do tabagismo. A pesquisa revela que em crianças fumantes passivas há um aumento de otites, aumento de broncopneumonias, asma, aumento dos atendimentos em prontos-socorros e o dobro de morte súbita em lactentes.

Esta obra tem como objetivo estimular e conscientizar os profissionais da saúde de que o tabagismo já atinge as crianças; que os pais se incomodam mais ao saber que os filhos estão doentes por causa do cigarro; e que o pediatra pode e deve aprender a lidar com os pais tabagistas.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 19 a 30/05/14.

Programa de Inverno 2014 na Faculdade de Saúde Pública da USP

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Faculdade de Saúde Pública oferece, sob a responsabilidade de sua Comissão de Cultura e Extensão Universitária, uma programação especial de cursos de extensão universitária.

Em 2014, este primeiro Programa de Inverno ocorrerá no período de 21 de julho a 01 de agosto.

Serão oferecidos 10 cursos que refletem a diversificada atuação dos Departamentos da Faculdade.


Inscrições: 19/05 a 11/06/14
Local: Faculdade de Saúde Pública da USP
Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo (próximo ao Metrô Clínicas)

Palestra “Open Access, Self-Archiving, Repositories and Policy”

A Revista de Contabilidade e Organizações – RCO (www.revistas.usp.br/rco) e o Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) promoverão Palestra “Open Access, Self-Archiving, Repositories and Policy” com o Prof. Stevan Harnad.

O Prof. Stevan Harnad é pesquisador em Ciências Cognitivas, bem como, Publicação em Open Access. Também fundou e foi Editor-Chefe de três periódicos e fundou a American Scientist Open Access Forum, atualmente conhecida como GOAL – Global Open Access List, o mais antigo fórum em atividade, que se dedica a discutir a pesquisa e o acesso aberto aos periódicos científicos.

A palestra ocorrerá no dia 22/05 (quinta-feira) às 10h no Anfiteatro do CIRP – Centro de Informática de Ribeirão Preto no campus da USP Ribeirão Preto (http://www.cirp.usp.br/localizacao).

O evento será realizado por meio de videoconferência e será transmitido ao vivo pelo sistema IPTV USP (o link estará disponível em http://www.fearp.usp.br/cpg/ppgcc/).


E-mail: rco@usp.br

Palestra "Periódicos Científicos Brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade"

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade de São Paulo (USP) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), convidam para o a palestra "Periódicos Científicos Brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade".

Data: 29.05.2014
Horário: 16h
Local: Casa de Cultura Japonesa – USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária
Inscrições online: http://bit.ly/1jL8uo4

EndNote Basic: guia de uso – 8ª. atualização


Está disponível no site da Biblioteca, em “Manuais, guias e tutoriais”, a 8ª atualização do EndNote basic: guia de uso.

Essa nova versão contempla algumas alterações nos procedimentos de exportação do resultado de buscas efetuadas em algumas bases de dados e a atualização da nomenclatura da interface do software para o português.

Além de elaborar o guia de uso, a Biblioteca oferece treinamentos no uso desse gerenciador de referências. Consulte a agenda, no link ‘Capacitação de usuários’ do nosso site, e participe.

A USP e as Profissões 2014

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O programa “USP e as profissões” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária oferece, aos estudantes oriundos do ensino médio e de cursinhos preparatórios, a oportunidade de conhecer as carreiras e os cursos da Universidade, por meio de palestras e visitas monitoradas nas unidades da USP.

Na Faculdade de Saúde Pública o evento ocorreu no dia 6 de maio, com a visita de alunos interessados nos cursos de Graduação em Saúde Pública e Graduação em Nutrição.

A Biblioteca da FSP participou do evento com a apresentação e explanação do nosso espaço físico, equipamentos, acervos e serviços e a sua importância para o ensino, a pesquisa e a extensão relacionados às atividades da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Participaram da visita 48 interessados em conhecer os nossos cursos de graduação e foram recepcionados pelos funcionários da Biblioteca Bernardina, Gabriela, Gisele e Reginaldo.






Resultado do sorteio de livros – mês de abril/2014

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de outubro:
- BARTIRA MENDES GORGULHO
- SANDRA LORENA BELTRÁN HURTADO

Parabéns às contempladas!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

Novidades no acervo da Biblioteca – nº 09/2014

O direito de vir a ser após o nascimento


Eliane Elisa de Souza e Azevedo, formada em medicina, doutora em genética e fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, estimula reflexões bioéticas com relação à dignidade do ser humano e seus direitos humanos, independentemente de suas características genéticas. Essa dignidade faz com que seja imperativo não reduzir os indivíduos e suas características genéticas e respeitar suas singularidades e diversidades.

Segundo a autora, a ciência deve sempre vir acompanhada de ética e prudência. Ela defende a universalidade do direito à vida mais plena, onde ciência e tecnologia não agridam a dignidade humana.

Este livro nos mostra que a bioética transpassa outras áreas do conhecimento, no sentido de compreender e explicar problemas, que desafiam a humanidade, como ética (aspectos sociais), genética (aspectos biológicos e tecnológicos) e direito (aspectos jurídicos). Em um mundo em que a ciência e a tecnologia são prioridades surge uma preocupação com o direito de vir a ser, o direito que cada criança tem de nascer e se desenvolver em um ambiente capaz de propiciar uma maturação e um desenvolvimento físico e mental com dignidade.

Em resumo, a autora defende o direito à vida na sua plenitude, e tenta provar que o limite moral da ciência é a dignidade humana, e que existir é ser com outros e para outros.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 05 a 16/05/2014.

Sobre Doenças Tropicais

quarta-feira, 30 de abril de 2014



O site TropIKA.net reúne e disponibiliza estudos sobre as doenças tropicais, como dengue, lepra e malária, disseminando o conhecimento gerado nessa área. É possível fazer a pesquisa digitando palavras de um tópico específico na área de busca ou clicando nos links da página.

Em um mapa-múndi é apresentada a distribuição global dessas doenças. Ao posicionar o cursor sobre um país aparece uma ficha com informações populacionais e geográficas desse território e ao selecionar uma das doenças tropicais, são apresentados: seu agente causador, forma de transmissão, sinais e sintomas, prevenção e controle e tratamento.

Ainda há outros recursos no site, que é veiculado em inglês, como o calendário de eventos.

Novidades no acervo da Biblioteca – nº 08/2014

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pionero de la salud pública Dr. Abraham Horwitz Barak


Personalidade marcante da saúde pública mundial e pan-americana durante a segunda metade do século XX, Abraham Horwitz (1910-2000) teve grande influência na criação da Escola de Saúde Pública da Universidade do Chile. Clínico e infectologista, foi também um dos organizadores do sistema público de saúde chileno, além de membro destacado da OPAS, instituição da qual foi diretor executivo por quatro mandatos consecutivos.

Horwitz foi um pioneiro no estímulo à pesquisa nas áreas de saneamento básico, nutrição e erradicação de doenças transmissíveis, entre outras. Seu diferencial foi criar ações que relacionavam economia, administração e saúde.

A obra destaca o caráter inovador e contemporâneo do pesquisador, ressaltando suas ações humanistas que orientaram todo o período de sua administração. Revela ainda o extenso legado intelectual, científico e técnico de Horwitz, bem como seu profundo interesse em uma ampla gama de problemas de saúde pública e suas questões, aos quais dedicou a sua vida, oferecendo contribuições que vão além do limite do campo da saúde pública tradicional.

A obra está dividida em três partes: uma síntese sobre os antecedentes familiares, formação e contribuição de Horwitz à saúde pública chilena; uma análise de sua obra no âmbito da saúde pública durante sua gestão na OPAS; e considerações sobre sua contribuição no estímulo às atividades de pesquisa para criar evidências científicas aplicáveis a fim de promover avanços na saúde pública.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 22 a 30/04/2014.

WHO South-East Asia Journal of Public Health – novo periódico da OMS

quarta-feira, 16 de abril de 2014



Publicado desde 2012 pelo Regional Office for South-East Asia o periódico “WHO South-East Asia Journal of Public Health” é um novo veículo aos cientistas para a publicação de trabalhos de investigação original, de modo a facilitar o uso da pesquisa para a ação de saúde pública.

O escopo da revista é amplo. Várias vertentes da saúde pública nos países da região do sudeste da Ásia como Bangladesh, Índia, Filipinas e Nepal dão origem a artigos resultantes de pesquisas originais para a área na temática cuidados primários de saúde, epidemiologia, administração de saúde, sistemas de saúde, economia da saúde, promoção da saúde, nutrição, saúde pública, doenças transmissíveis e não transmissíveis, a saúde materna e infantil, saúde ocupacional e ambiental, social e medicina preventiva que tem potencial para promover a ação de saúde pública baseada em evidência naquela região.

As seções do periódico incluem editorial, comentários, perspectivas, revisões do estado da arte, resumos de pesquisa, políticas e práticas, relatórios de campo, clássicos de saúde pública, cartas ao editor e resenhas de livros.

A edição impressa está disponível no acervo da Biblioteca da FSP/USP. A versão online, disponibilizada pela Organização Mundial da Saúde, pode ser acessada em http://www.searo.who.int/publications/journals/seajph/en/.

Current Protocols da Wiley – versão Trial

terça-feira, 15 de abril de 2014


Durante o mês de abril/2014, os Current Protocols da Wiley ficarão abertos para a USP através do portal www.currentprotocols.com via reconhecimento de IP (computadores ligados à rede USP).

De acordo com o fornecedor, esses protocolos são revisados por pares e com constante atualização (todo ano o equivalente a mais de 500 novas páginas de protocolos são adicionadas a cada um dos 15 títulos de protocolos da Wiley). E tudo indexado ao PubMed e Scopus. São 17 títulos, sendo que 15 deles são atualizados periodicamente e trazem mais de 16.000 protocolos (procedimentos) de pesquisa em laboratório. Os Current Protocols são essenciais para acelerar a produtividade da pesquisa, para o aumento da taxa de sucesso dos experimentos e eliminação/redução de desperdício de material e tempo.

Saiba mais sobre os Protocolos.
- vídeo (em inglês)

Fonte: Email recebido de DT/SIBiUSP, 09/04/14.

Novidades no acervo da Biblioteca – nº 07/2014

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os sentidos da saúde e da doença


A obra – organizada por Dina Czeresnia, Elvira Maria Godinho de Seixas Maciel e Rafael Antonio Malagón Oviedo – aborda a maneira de olhar a saúde e a doença e os diversos entendimentos acerca desses conceitos. Os autores chamam a atenção para a importância de práticas terapêuticas que estabeleçam uma relação entre técnicas baseadas nos conhecimentos científicos e outros saberes.

A abordagem principal do livro parte da reflexão entre saúde, adoecimento e morte, e, nesse sentido, preocupa-se com questões como qualidade de vida de pacientes terminais, medicina preventiva, promoção da saúde e bioética. A tentativa de definir saúde como conceito científico deixa de ser uma verdade absoluta, uma vez que leva em consideração somente limites orgânicos produzidos pela ciência básica e pela estatística. 

A saúde, segundo os autores, não pode ser vista apenas como ausência de doença, mas tem uma dimensão mais ampla, sendo compreendida como potência para lidar com a existência, relacionando as expressões humanas, tais como vitalidade e felicidade. Saúde e adoecimento, vida e morte estão em constante relação. Os autores demonstram, que apesar de toda a tecnologia médica, os conceitos abordados vão além de constantes fisiológicas; e a existência de tecnologias que permitam manter pacientes vivos, mesmo que não exista a possibilidade de cura, gera dilemas éticos.

Para os autores, a prática em saúde deriva de uma construção interdisciplinar, envolvendo dimensões simbólicas e culturais, sociais e filosóficas.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 07 a 17/04/2014.

Resultado do sorteio de livros – mês de março/2014

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A Biblioteca da FSP/USP está realizando sorteio de livros entre os participantes dos treinamentos de seu Programa Educativo.

Confira os sorteados do mês de outubro:
- CRISTIELI SÉRGIO DE MENEZES OLIVEIRA
- DAYANE APARECIDA SILVA ALVES

Parabéns às contempladas!

Conheça os treinamentos oferecidos e participe. O próximo sorteado poderá ser você!

Oferecemos Declaração de Participação. Verifique os pré-requisitos de cada treinamento.

Portal de Teses e Dissertações em Saúde Pública

segunda-feira, 31 de março de 2014



Integra as informações de teses na área de saúde pública de várias instituições brasileiras. O objetivo do Portal é disseminar e integrar os conhecimentos e práticas de saúde veiculados nesses trabalhos, aproximando pesquisadores com linhas de pesquisa similares.

As dissertações e teses têm tratamento digital e veiculação eletrônica e são permanentemente atualizadas, o que possibilita a dinamização do acesso e a integração com a Biblioteca Virtual de Saúde Pública Brasil.

O site conta também com um calendário (à esquerda), separado por instituição, com a data da defesa de teses e, em “Destaque”, algumas teses com depoimentos e entrevistas em áudio.

A Faculdade de Saúde Pública, por meio de sua Biblioteca, colabora na inserção de teses nesse Portal.

Novidades no acervo da Biblioteca – nº 06/2014

terça-feira, 25 de março de 2014

Eugenia e história: ciência, educação e regionalidades


Lançado no segundo semestre de 2013, o livro faz um relato rigoroso dos principais trajetos históricos da doutrina eugênica no campo da medicina. Consolidadas no século XIX, à luz dos progressos das ciências positivas, as concepções e práticas da eugenia foram adotadas não apenas por cientistas, como também e entusiasticamente por correntes religiosas, educacionais e políticas, tendo sido abraçadas notadamente pelo regime nazista. A obra demonstra, ainda, como as práticas médicas hierarquizantes, restritivas e crescentemente intervencionistas atuais são herdeiras do ideário eugênico.

A obra é dividida em duas partes e apresenta sólida documentação, que permite ao leitor compreender os caminhos e descaminhos trilhados pela eugenia, ao longo de 40 artigos, escritos por 24 estudiosos do tema. Na primeira, são analisadas a geração e a fundamentação teórico-experimental da doutrina, mapeando os mais importantes centros e autores do mundo que a adotaram. Nessa série introdutória é possível entender também como e porquê, apesar da recusa veemente de parte da comunidade científica internacional, deu-se o enraizamento e difusão das teorias e práticas eugênicas.

A segunda parte, dedicada exclusivamente ao Brasil, demonstra como o quadro socioeconômico nacional de finais do século XIX e primeiras décadas do século XX favoreceu a adesão do ideário eugênico como base da ideologia de “ordem e progresso”. Livre da monarquia, o país recém-republicano era formado por uma população iletrada e sem ofício, que vivia em extrema pobreza e vulnerável a doenças. Embora confundindo-se fortemente com o sanitarismo, o ideário eugênico brasileiro atendia ao ideal de “ordem e progresso” perseguido pela República.

Organizada pelos professores André Mota (FMUSP) e Maria Gabriela S. M. C. Marinho (UFABC), a obra é o sexto volume da Coleção Medicina, Saúde e História da FMUSP.

Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 24/03 a 04/04/2014.

Capacitação de usuários: inscrições abertas

quarta-feira, 12 de março de 2014




Estão abertas as inscrições para os treinamentos oferecidos pela Biblioteca. O objetivo é capacitar seus usuários no uso de recursos informacionais (bases de dados e gerenciador de referências). Conheça os treinamentos oferecidos:


Para inscrever-se entre em contato por telefone ou pessoalmente. A Biblioteca fornece declaração de participação e este ano realizará sorteios mensais de livros para os participantes.
Tel.: 3061-7760 / acesso@fsp.usp.br

Novidades no acervo da Biblioteca – nº 05/2014

segunda-feira, 10 de março de 2014

A universidade no século XXI



Nesta obra, cujo subtítulo é Para uma retomada democrática e emancipatória da universidade, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos analisa as transformações que afetaram o sistema público de ensino superior e seus impactos na universidade pública, entre 1994 e 2004. A análise está focada nos países centrais da Europa, com observações importantes também sobre o modelo universitário brasileiro.

Um dos mais importantes pensadores sociais da atualidade, Boaventura estrutura sua discussão a partir das crises das universidades públicas europeias, deflagradas na década de 1990. Nessa perspectiva, o autor identifica e justifica os princípios básicos de uma reforma democrática e emancipatória que permita ao sistema público de ensino superior responder criativa e eficazmente aos desafios com que se defronta no século XXI.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 10 a 21/03/2014.

Treinamentos de acesso a bases de dados - Portal de Revistas da CAPES

sexta-feira, 7 de março de 2014

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP informa a realização de treinamentos de acesso a bases de dados do Portal de Revista da CAPES, com o intuito de apoiar as atividades de capacitação de usuários, empreendidas pelas Bibliotecas.

O programa visa atender docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação da Universidade.

Acesso às Bases de Dados Philosopher's Index, ECCO, ICE, Conjunto de Bases OECD, Begell House Digital Library, ASTM, do Portal de Revistas da CAPES

Datas: 31.03.2014, 01.04.2014, 02.04.2014 (São Paulo)

Local: Centro Didático do Instituto de Biociências da USP - IB/USP - Sala de Multimídia - Rua do Matão, 303, trav. 14, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Número de participantes: 30 pessoas por turma. O treinamento ocorrerá em ambiente de laboratório, com equipamentos individuais.

Responsável pelo Encontro: Equipe PHPG Recursos Humanos


Inscrição:

As inscrições deverão ser feitas no Portal de Periódicos da CAPES, seguindo os passos abaixo:

1º) identificar-se no Portal clicando na opção Meu Espaço, localizada no topo da página;
2º) acessar a aba Suporte, item Treinamentos, ou acessar o tópico “Treinamentos”, no canto inferior direito da página inicial, e clicar no treinamento desejado;
3º) clicar na opção “Solicitar Inscrição”;
4º) você receberá um e-mail de confirmação da inscrição.

Certificado:
Para obter o certificado, identifique-se no Portal de Periódicos clicando na opção Meu Espaço, localizada no topo da página. Acesse o menu Treinamentos, na aba Suporte. Verifique, no canto direito da tela, o tópico “Certificados” e clique no link Aqui. Uma nova tela será exibida com a relação de treinamentos que você participou. Aqueles que apresentarem o check em verde são os treinamentos com certificado disponíveis para impressão.

Informações: atendimento@sibi.usp.br

Recepção dos Calouros 2014

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Veja como foi a recepção dos alunos de Graduação em Nutrição e Saúde Pública.


 

 

 

  







Nossa equipe de recepção:



Novidades no acervo da Biblioteca - nº 04/2014

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Políticas de saúde mental



Baseado no curso “Políticas públicas de saúde mental”, criado em 2008 no Centro de Atenção Psicossocial Professor Luis da Rocha Cerqueira (CAPs Itapeva), o livro discute o desenvolvimento de conhecimentos para a elaboração e avaliação crítica de projetos em saúde mental; capacitação profissional para a melhor compreensão, organização e desenvolvimento de ações integradas de cuidado à saúde, na perspectiva da atenção integral individual e coletiva; e instrumentalização dos profissionais do campo para o trabalho interdisciplinar, com vistas à promoção, proteção e recuperação da saúde mental na comunidade. O curso, coordenado pelo psiquiatra Mário Dinis Mateus, professor do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, formou 277 alunos até 2010, entre pós-graduandos, membros de associais de portadores de transtornos mentais e seus familiares.

Organizada por Mateus, a obra articula temas variados e relevantes para a construção conjunta de políticas públicas de saúde mental no Estado de São Paulo. O livro é destinado sobretudo aos estudiosos e profissionais do campo, notadamente para aqueles que atuam na área de gestão. Dividida em três partes, a obra reúne 22 artigos de 27 pesquisadores: I) Introdução à política de saúde mental; II) A rede de serviços em saúde mental; e III) Temas para elaboração de políticas em saúde mental.


Clique aqui para ver a lista completa de novidades do acervo da Biblioteca. Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 17/02 a 07/03/2014.

ResearcherID e My Citations

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

São duas ferramentas que, entre outras possibilidades, permitem a obtenção de alguns indicadores bibliométricos dos pesquisadores, como o índice h e o número de citações dos documentos publicados. Esses indicadores estão sendo cada vez mais solicitados pelas agências de fomento à pesquisa.

A FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, por exemplo, em seu Roteiro para elaboração da Súmula Curricular, passou a solicitar link para página web My ResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar). Toda solicitação inicial deve ser acompanhada da Súmula Curricular (SC) do pesquisador responsável e, quando for o caso, dos pesquisadores principais. As solicitações de bolsas de pós-doutorado também devem incluir a Súmula Curricular dos candidatos, além da do supervisor. Para bolsas de iniciação científica/tecnológica, mestrado, doutorado deve ser apresentada a Súmula Curricular do orientador.


My ResearcherID
Sistema de identificação para autores científicos, instituído em 2008 pela Thomson Reuters, que possibilita gerenciar os artigos publicados e compartilhar informações profissionais.

É atribuído a cada pesquisador um identificador único, que deve ser vinculado aos seus artigos, permitindo, com segurança, gerenciar listas de publicações, acompanhar citações e calcular o índice h, para registros indexados na base Web of Science, resolvendo o problema da ambiguidade de autor dentro da comunidade de pesquisa acadêmica. Também é possível identificar potenciais colaboradores, por meio das informações das áreas de interesse.

O sistema também está interligado com o EndNote ou EndNote Web.

Para criar uma conta é necessário fazer um registro na página do ResearcherID, clicando em “Join Now It’s Free”, e preencher os campos solicitados (nome e endereço eletrônico) e submeter. Será enviada uma mensagem de email, com um link para completar o processo de registro.

Usuários registrados em uma das ferramentas do Portal Web of Knowledge (Web of Science, JCR, EndNote Web etc.) devem usar login e senha já cadastrados.



MyCitation (Google Acadêmico)
Oferece aos autores uma forma de acompanhar as citações de suas publicações. Possibilita a verificação de quem e em quais trabalhos os seus documentos foram citados, verificar índice de citações (número de citações, índice h e índice i10) e visualizar gráficos de citações ao longo do tempo. O perfil criado pode ser privado ou público.

Os dados são computados e atualizados automaticamente conforme o Google Acadêmico localiza novas citações sobre os trabalhos do pesquisador na web e é possível a exportação dos registros das publicações para o EndNote e EndNote Web.

Para criar um perfil no MyCitations é necessário ter uma conta no Google (http://www.google.com.br) e preencher o formulário com os dados solicitados (nome, afiliação, assuntos de interesse etc.).

 
Blog da Biblioteca da FSP/USP . Design by Pocket